Igualdade, Liberdade e Sororidade: OAB/RS integra a III Conferência Nacional da Mulher Advogada
05/03/2020 18:14
Cerca de 2,6 mil advogadas e advogados, de todos os estados do país, participaram da III Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Fortaleza. A comitiva da Ordem gaúcha esteve presente e proferiu palestras, lançou um e-book e compartilhou e aprendeu com a troca de experiências.
A Conferência, que teve como tema central Igualdade, Liberdade e Sororidade, e que ocorreu nos dias 5 e 6 de março, houve painéis, palestras, workshops e atividades, no Centro de Eventos de Fortaleza, para debater e discutir questões referentes às mulheres na advocacia e na sociedade.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, participou do evento e destacou a luta constante pela igualdade de gênero: “Não podemos aceitar a utilização vazia do discurso do trabalho em prol dos direitos da mulher, que infelizmente é puramente político. Temos que buscar ações efetivas e concretas para paridade entre homens e mulheres. Neste sentido, a Ordem gaúcha valoriza o trabalho das advogadas e das mulheres em geral com reconhecimento institucional”, aferiu Breier.
O presidente da seccional ministrou um painel sobre o protagonismo das seccionais na edição de legislações estaduais voltadas ao tema da violência contra a mulher. “Precisamos, sim, falar sobre a importância do trabalho das Seccionais e dos dirigentes de Ordem na elaboração e no encaminhamento de legislações estaduais visando a impedir, a exemplo do que fizemos no Rio Grande do Sul com a PEC 279/2019, a contratação de agentes públicos, terceiros e de cargos de confiança que tenham algum registro de violência praticada contra mulheres.”, ressaltou Breier.
Durante a Conferência, a comitiva gaúcha lançou o e-book “Elas na Advocacia”, obra de conhecimento científico produzido por advogadas gaúchas.
A diretora da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, falou sobre a importância de eventos como esses para a advocacia feminina: “É com muita alegria que vejo a conferência repleta de mulheres que escrevem, que ensinam para advocacia. A ESA/RS tem muito orgulho de lançar, da nossa biblioteca digital, o digital de nº 23 em âmbito nacional. O significado dessa publicação é muito grande, pois faz com que as mulheres sejam conhecidas e valorizadas pelo seu conhecimento”, completou.
A presidente da CMA, Claudia Sobreiro, agradeceu às autoras e ao trabalho desenvolvido na comissão: “Temos mulheres brilhantes que muitos de nós não conhecíamos e passamos a conhecer através do e-book. Em relação ao cenário que temos no Brasil, sabemos que a mulher ainda passa por situações muito difíceis devido à cultura machista. Sabemos também que não vamos resolver e modificar essa cultura em pouco tempo, mas vamos mudar um pouquinho a cada dia. Esse e-book é uma maneira de se construir essa história”, finalizou.
A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Daniela Borges, destacou o legado de lutas das mulheres advogadas no Brasil e a importância dos direitos já conquistados: “Nós, mulheres e mulheres advogadas, somos herdeiras de um legado que nos foi deixado por todas que, vindas antes de nós, travaram grandes batalhas para que estivéssemos exatamente nesta quadra da história. Quadra com desafios imensos e próprios do nosso tempo, na qual também usufruímos de direitos conquistados com sangue, suor e lágrimas dessas gerações”, afirmou.
Também participam da conferência: a secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth; a conselheira federal, Beatriz Peruffo; a conselheira federal Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; a conselheira federal, Cléa Carpi; a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), Rosângela Herzer dos Santos; a vice-presidente da Caixa de Assistência, Mariana Melara Reis; a secretária-geral da CAA/RS, Neusa Bastos Rolim e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Claudia Sobreiro.
Conferência Magna
Ao final da abertura oficial do evento, os participantes acompanharam a palestra magna, com a presença da conselheira federal e medalha Rui Barbosa, Cleá Carpi, e da ex-presidente da Ordem dos Advogados de Paris, Marie-Aymée Peyron. As duas destacaram a força da luta das mulheres e as conquistas históricas já alcançadas no Brasil e também na França.
05/03/2020 18:14