Home / Noticias / 04.10.2019 13:00

II Colégio de Presidentes de Subseções: Cidadania é tema de abertura do segundo dia de trabalhos

04/10/2019 13:00

Com o objetivo de tornar o encontro dos 106 presidentes de subseções da Ordem gaúcha cada vez mais efetivo, o II Colégio de Presidentes de Subseções - gestão 2019-2021- traz uma nova proposta nesta edição. As pautas que serão debatidas, durante esta sexta-feira (4), foram deliberadas anteriormente em três reuniões com representantes das nove regionais da OAB/RS.

Veja todas as fotos do II Colégio de Presidentes no Flickr da OAB/RS

Além da presença dos 106 presidentes, a diretoria da OAB/RS, os ex-presidentes da OAB/RS e conselheiros federais, Cléa Carpi da Rocha e Renato da Costa Figueira e o presidente da Associação Brasileira dos Advogados (ABA), Esdras Dantas também estiveram presente ao encontro.

Segundo o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, em sua fala de abertura do segundo dia do encontro, a proposta surgiu da análise de outros Colégios e trata da efetividade das outras edições: “Hoje somos representantes da advocacia e precisamos pensar de uma forma global. O colégio vai iniciar com temas macros, sejam eles internos ou externos", explicou.

Após alguns presidentes de subseções discutirem sobre como a OAB/RS pode contribuir para a resolução dessas demandas, entendeu-se a necessidade de que a instituição atue junto com a cidadania. Por isso, foi proposto um Ato em Prol do Fortalecimento e Defesa da Cidadania, que será organizado para ser realizado em todas as 106 subseções.

Conforme explicou o presidente da Ordem gaúcha, o ato não significa uma ação única e nem um ato de confronto ou enfrentamento: “Será um ato de cidadania. Vamos dialogar, sem confronto, sempre deixando as portas abertas e trazendo a sociedade para o debate."

Além do ato, foram deliberadas: a criação da Caravana da Cidadania, que percorrerá o Estado; audiências públicas para o fortalecimento da cidadania e outras ações de aproximação da sociedade.

O presidente da subseção de Rio Grande, Everton de Mattos, destacou a importância de o ato ser coordenado e regionalizado: “Aproveitando a nossa boa experiência com a regionalização, é importante que organizemos um grande ato, para que ele inspire a adesão dos advogados em todas as subseções.”

Para o presidente da subseção de Bento Gonçalves, Rodrigo Terra, é importante que o ato aconteça primeiro em Porto Alegre, para depois se espalhar para outras cidades. “Acredito que o ato pode começar por aqui e depois ir escoando para as outras subseções. Assim ele terá mais impacto.”

Breier finalizou destacando a importância de organizar as ações e da representatividade da OAB/RS para a sociedade: “Nós não vamos resolver todos os problemas do mundo, mas temos experiência com o eproc. O ato será pensado, amadurecido, assim como todas as outras ações da Ordem. Entendemos que só se fortalece as prerrogativas se defendermos por completo a cidadania. Onde houver um presidente de subseção, lá estará a Ordem dos Advogados do Brasil”, disse Breier.

04/10/2019 13:00

“Violar as prerrogativas da advocacia, é violar a cidadania. A nossa bandeira é a do fortalecimento da cidadania”, defende Breier na abertura do II Colégio de Presidentes da OAB/RS

04.10.2019

II Colégio de Presidentes de Subseções critica proliferação de novas faculdades de Direito e destaca necessidade de qualificação do Exame de Ordem