Home / Noticias / 17.09.2009 15:31

Ijuí próxima de garantir Vara Federal

17/09/2009 15:31

Após mobilização da OAB/RS e de sua subseção, ministro da Justiça manifestou que os dados técnicos do município são favoráveis para a implantação de uma unidade da Justiça Federal.

Após mobilização da OAB/RS, juntamente com outras entidades, para que prevaleçam critérios técnicos para a instalação de Varas da Justiça Federal no Estado, o ministro da Justiça, Tarso Genro, durante audiência com o vice-prefeito de Ijuí, advogado Ubirajara Teixeira, em Brasília, afirmou: “Os dados técnicos de Ijuí são favoráveis para a implantação de uma Vara da Justiça Federal”.

Atualmente tramitam pelo menos nove mil processos, e cerca de 300 novas ações ingressam semanalmente na Justiça Federal do município.

O vice-prefeito representou a diretoria da subseção de Ijuí na audiência com o ministro e manteve contatos com os membros do Conselho Federal de Justiça, Rogério Favretto e Roger Lorenzoni, recebendo a informação, a partir de análise dos dados técnicos de Ijuí, que o município está apto a receber uma das unidades do órgão.

“A opinião, tanto do ministro Tarso Genro quanto dos membros integrantes do CFJ, é favorável à instalação de uma Vara Federal em Ijuí, a partir de dados técnicos que levam em conta o índice populacional, o número de processos que tramitam na esfera federal, bem como o número de Advogados que atuam nesta região”, disse Teixeira. Segundo ele, Tarso orientou para que se intensifique a mobilização nesse sentido, que todo o esforço será positivo.

A presidente da OAB Ijuí, Izaura Melo de Freitas, destacou que o momento é de intensificar as ações, buscando apoio da sociedade regional, entidades de classe, além do apoio político no Congresso Nacional. “A Ordem gaúcha está engajada nesta luta, participando de audiência pública no município, que contou com a presença da secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral”, afirmou.

Também está em andamento um abaixo-assinado que já conta com oito mil assinaturas. Conforme Izaura, o objetivo é chegar a 25 mil assinaturas. “A instalação de uma Vara da Justiça Federal em Ijuí facilitará o trabalho de mais de mil advogados de toda a região, que abrange 32 municípios, que estarão sob a jurisdição da unidade”, lembrou a dirigente da Ordem local.

Da redação do Jornal da Ordem com informações da subseção de Ijuí

17/09/2009 15:31