Imposto sobre ganho de capital será tema de evento da CEDI
26/02/2021 18:55
A Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB/RS (CEDI) segue com sua programação em 2021. Em seu próximo evento, a comissão enfrentará o imposto sobre ganho de capital que incide sobre diferença positiva da revenda de um bem e o valor necessário à compra. O "V Talk Imobiliário: Aspectos práticos do Imposto sobre Ganho de Capital" ocorrerá na terça-feira (2) e será exibido em nosso canal do YouTube.
Para obter o certificado de participação, é necessário se inscrever, clicando aqui.
O objetivo do evento é explicarsobre a incidência do imposto e a quais aspectos advogados e advogadas precisam estar atentos neste processo. Para o presidente da CEDI, Ricardo Vogt, o encontro pode servir para tirar dúvidas que surgem entre proprietários, agentes imobiliários e colegas da advocacia: “O mercado imobiliário atrai muitos investimentos por ser mais sólido, mas isso exige que pensemos sobre as láquestões tributárias, incluindo o ganho de capital. É um tema para quem adquire e vende imóveis e que precisa estar atento à taxação e à declaração de imposto de renda. São elementos que requerem atenção para que um proprietário não tenha prejuízo”, pontua.
A secretária-geral da CEDI e coordenadora do evento, Daiana Staudt, comenta sobre a escolha do palestrante: “O professor Cláudio Tessari foi indicado como palestrante pela sua excelência e clareza na exposição, o que permitirá, não só aos advogados imobiliaristas e tributaristas participarem, mas também aos contadores, corretores de imóveis e ao público em geral. Tessari possui uma visão pró-contribuinte, o que contribuirá na compreensão do imposto, podendo influenciar, inclusive, os negócios imobiliários”, conta ela.
O palestrante
Especialista em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário Estratégico, Tessari adianta parte do que pretende abordar em sua palestra: “Vamos identificar hipóteses de redução e ou eliminação da base de cálculo do Imposto de Renda sobre Ganho de Capital, com uma abordagem multidisciplinar de respeito à lei dentro dos limites da interpretação das normas pró-Contribuintes, com base na mensuração do “valor justo” e sem qualquer prática de “dissimulação dos fatos geradores tributários”, salienta.
O presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB/RS (CEDT), Rafael Korff Wagner, que estará na abertura do evento, avalia que é será um momento importante para qualificar a advocacia que atua no Direito Imobiliário e também no Tributário. "O tema é de suma relevância, pois permite aos colegas que trabalham na área imobiliária e tributária, uma atualização. Para a sociedade, o tema é importante pois traz esclarecimentos em um momento em que as pessoas físicas são obrigadas ao recolhimento do imposto de renda", comenta.
Programação
Abertura:
Ricardo Vogt - Advogado, Presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB/RS.
Daiana Staudt - Advogada, Secretária-Geral da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB/RS.
Rafael Korff Wagner - Advogado, Presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB/RS.
Mediação:
Matheus Ayres Torres - Advogado, Conselheiro Seccional da OAB/RS e Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/RS.
Palestra:
Cláudio Tessari - Advogado, Doutorando em Direito pela PUCRS, Mestre em Direito pela UniRitter, Especialista em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário Estratégico pela PUCRS.
26/02/2021 18:55