Home / Noticias / 18.11.2015 18:04

Inscrições para o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo encerram nesta sexta-feira (20)

18/11/2015 18:04

As inscrições para o 32º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo encerram nesta sexta-feira (20). A edição deste ano traz o tema “Brasileiro: povo desrespeitado”. O material inscrito deve ser referente ao período entre 16 de novembro de 2014 e 15 de novembro de 2015. A premiação tem como objetivo prestigiar as matérias jornalísticas mais relevantes em torno do tema do respeito e observância aos direitos da cidadania, por parte do Estado.

Promovido pela OAB/RS, em parceria com o Movimento de Justiça e Direitos Humanos; a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS); e a Regional Latinoamericana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (UITA), a cerimônia de premiação será realizada no dia 10 de dezembro, data promulgada pela Organização das Nações Unidas para a feitura da Declaração Universal dos Direitos do Homem. O prêmio, realizado anualmente, se destaca por abranger profissionais da área da comunicação de diferentes países.

Inscrições

As inscrições começaram no dia 1º de outubro e seguem até o dia 20 de novembro. Devem ser entregues, pessoalmente ou pelos Correios, nos seguintes locais: ARFOC-RS (Rua dos Andradas, 943, conjunto 808, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, telefone (51) 3227-6898, e-mail arfoc@terra.com.br, site www.arfoc-rs.com.br); Movimento de Justiça de Direitos Humanos (Avenida Borges de Medeiros, 340, sala 94, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, telefone (51) 3221-9130 e 9951-2869, e-mail mjdhbr@gmail.com, site www.direitoshumanosbr.org.br).

No Interior do Estado do Rio Grande do Sul, solicitar ficha de inscrição junto aos promotores. Nos demais Estados, solicitar fichas de inscrição junto à Arfoc Local ou aos promotores.

Categorias premiadas

Serão escolhidos os três melhores trabalhos sobre o tema Direitos Humanos nas categorias: Reportagem, Fotografia, Imagem de Televisão, Charge, Rádio, Televisão, Jornalismo Online, Crônica e Acadêmicos. O concurso é aberto aos jornalistas e fotógrafos que atuam na área profissional, além de estudantes que tenham realizado trabalhos sobre o tema na universidade ou em estágio regular. Cada concorrente poderá inscrever até três trabalhos.

A comissão julgadora será composta por um integrante de cada entidade promotora e apoiadora. A entrega dos prêmios será realizada no Auditório Guilherme Schültz Filho (Rua Washington Luiz, 1100 – 2º andar).

“O evento visa à valorização da imprensa”, diz Bertoluci

O presidente da OAB/RS e presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, frisa que o evento visa à valorização da imprensa por meio da cerimônia. "É uma honra premiar através desta cerimônia as matérias jornalísticas que pautam temas relacionados aos direitos humanos, assunto este que representa uma das principais bandeiras da atual gestão", enfatiza Bertoluci.

O coordenador-geral da CDH, conselheiro seccional Rodrigo Puggina, explica a importância da premiação. "Este evento estimula a produção de atividades da imprensa no que diz respeito a notícias de direitos humanos. Aliás, tendo como base a participação de estrangeiros, a divulgação ganha grande repercussão e gera valorização para o trabalho produzido pelos profissionais da área da comunicação", argumenta Puggina.

O presidente do Movimento de Justiça de Direitos Humanos, Jair Krischke, destaca o reconhecimento que os jornalistas têm sobre o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. "A imprensa costuma chamar o evento de ‘Oscar’. Isto demonstra a credibilidade que nós, que trabalhamos na promoção do evento, temos dos jornalistas", avalia.

Segundo Krischke, o prêmio se destaca pela seriedade com que é julgado. "Existe a possibilidade de narrar a produção das matérias; de grande divulgação dos Direitos Humanos nos veículos de comunicação; da premiação de matérias com caráter que denunciam, bem como matérias positivas; e de uma gratificação aos jornalistas de mercado", ressalta.

Cristielle Valle
Estagiária de Jornalismo