Home / Noticias / 12.09.2014 18:35

Interiorização Regionalizada da Região das Missões reafirma conceito de gestão compartilhada

12/09/2014 18:35

Evento que reuniu as subseções de Cerro Largo, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Giruá, Ijuí, Palmeira das Missões, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Luiz Gonzaga, Três de Maio, Três Passos e Tupanciretã foi realizado nesta sexta-feira (12).

Na manhã desta sexta-feira (12), em Santo Ângelo, foi realizada a Interiorização Regionalizada Sistema OAB. O encontro, que reuniu as subseções da região das Missões (Cerro Largo, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Giruá, Ijuí, Palmeira das Missões, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Luiz Gonzaga, Três de Maio, Três Passos e Tupanciretã), levou toda a gama de serviços da Ordem gaúcha e promoveu oficinas de trabalhos entre os dirigentes, além de treinamento do processo eletrônico para os advogados.

O presidente da OAB Santo Ângelo, Itaguaci José Meirelles Correa, em nome das subseções, enfatizou a importância do evento. “Neste evento podemos trocar experiências, pois estamos diante de uma OAB participativa e estruturada. Assim, hoje, podemos discutir os aspectos pontuais que identificam as demandas do Interior”, afirmou.

O coordenador das subseções da OAB/RS, Jorge Fara, ressaltou que o trabalho de Interiorização foi desenvolvido após as visitas a cada subseção do Estado, com objetivo de debater as necessidades dos advogados. “Esta é a 2ª etapa deste projeto, a parte que trata do aperfeiçoamento, interiorizando os órgãos da OAB/RS, aproximando cada vez mais a entidade; buscando sempre a melhoria do trabalho dos dirigentes de Ordem e principalmente na melhoria do dia a dia dos advogados”, destacou.

Em sua manifestação, o secretário-geral adjunto da CAA/RS, Gilberto Kerber, fez uma breve prestação de contas da entidade, reafirmando o compromisso em propiciar aos advogados o retorno do investimento das anuidades. “Temos trabalhado para estarmos cada vez mais perto das subseções. Outra forma de atuação desta gestão é retornar aos advogados, em serviços, o valor das anuidades, como a concessão dos auxílios especiais, os diversos convênios, e o novo sistema de Notas de Expediente”, relatou.

Bertoluci iniciou seu discurso enfatizando que a grande característica desta gestão é o compartilhamento de ações entre a seccional e as subseções. O dirigente reafirmou ainda a independência da entidade. “Atuamos, desde 2007, com a cultura do encontro e do diálogo, mas não pedimos licença para defender as prerrogativas da advocacia. Reafirmamos os nossos compromissos com a gestão digital, a transparência das contas da entidade, os repasses em dia às subseções e a implantação gradual do PJe”, declarou.

Encerrando os discursos, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, salientou que hoje a advocacia gaúcha tem reconhecimento nacional pelas conquistas que serviram de exemplo para outras seccionais. “Temos a satisfação de comemorarmos a inclusão da advocacia como categoria beneficiada no Supersimples, um pleito iniciado aqui na OAB/RS em 2009, bem como outros PLs que nasceram aqui, e, em breve, serão realidade para a advocacia de todo País, como o que garante as férias para os advogados, o que determina a contagem de prazos processuais somente em dias úteis, e o que veda a compensação da verba honorária”.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

12/09/2014 18:35

Na região das Missões, OAB/RS realiza oficinas para debater temas da advocacia