Home / Noticias / 12.09.2014 22:50

Em Santo Ângelo, treinamento do PJe mobiliza advogados da Região das Missões

12/09/2014 22:50

O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (12), contou com a presença do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia; e do presidente da subseção, Itaguaci Meirelles.

Centenas de advogados da Região das Missões mobilizaram-se para participar do treinamento do processo eletrônico durante a Interiorização Regionalizada Sistema OAB. A capacitação aproximou os profissionais da região das ferramentas eletrônicas utilizadas pela Justiça do Trabalho (PJe-JT) e pelo Tribunal de Justiça (E-Themis). O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (12), na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Santo Ângelo.

As palestras foram ministradas pelo presidente e pelo vice-presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI), conselheiros seccionais Carlos Albornoz e Miguel Ramos, reunindo advogados de Santo Ângelo e das demais cidades que compõem a Região das Missões.

Na abertura, o presidente da subseção de Santo Ângelo, Itaguaci Meirelles, ressaltou a importância, para a subseção, de receber o treinamento do Processo Eletrônico das justiças do Trabalho e Estadual. “Sabemos que a advocacia somente poderá ser exercida por profissionais que saibam manusear todas as ferramentas disponibilizadas pelos tribunais. Por isso, reafirmamos a importância do treinamento promovido pela seccional, com o objetivo de aprimorar e capacitar os advogados da região”, declarou.

Em sua manifestação, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, destacou o trabalho que a Ordem gaúcha vem realizando através da Gestão Digital do Sistema OAB. “Parabéns aos membros da CDTI, que estão percorrendo o Estado com esse trabalho essencial para o pleno exercício profissional. Diante dessa nova realidade, precisamos nos atualizar para o uso dos novos sistemas”, ressaltou.

Bertoluci também lembrou que o Sistema OAB, por meio dos cursos da ESA EaD, tem possibilitado a expansão do conhecimento por meio de cursos pela internet, sem que o advogado precise sair da sua casa ou escritório.

O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, que também acompanhou a Interiorização Regionalizada Sistema OAB, reafirmou o compromisso da entidade na busca pela inserção segura do advogado no uso do processo eletrônico. “A Ordem segue reforçando que é necessária uma transição gradual e segura do processo físico para o virtual, para que este novo mecanismo não seja, de forma alguma, fator de exclusão de advogados”, afirmou.

A CEDTI seguirá com uma extensa agenda de treinamentos. Para conferir as próximas datas e cidades que receberão a capacitação, clique aqui.

Rafaella Rosar
Estagiária de Jornalismo

12/09/2014 22:50

Interiorização Regionalizada da Região das Missões reafirma conceito de gestão compartilhada