Home / Noticias / 04.10.2024 17:07

IV Colégio de Presidentes das CJAs: jovens lideranças da advocacia exaltam trabalho desenvolvido e discutem novas propostas

Evento lotou o Auditório do OAB/RS Cubo com representantes de comissões de todo o Estado.

04/10/2024 17:07

No sábado (28), a Comissão da Jovem Advocacia (CJA) da OAB/RS realizou seu IV Colégio de Presidentes de CJAs da gestão 2022/2024, para reunir, mais uma vez, demandas de colegas de todo o Estado e que estão no início de suas carreiras. Com o auditório do Espaço Cubo lotado, as diretorias da OAB/RS, da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS) e da CJA receberam os participantes.

Confira todas as fotos do evento no Flickr da OAB/RS

O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, enfatizou o olhar diferenciado da entidade para as demandas próprias da jovem advocacia. “Os mais jovens enfrentam obstáculos próprios e por isso nós lançamos o Programa dos Primeiros Passos (PPP), que foi o projeto de apoio aos jovens mais robusto de todo o Brasil. Também instituímos o Dia Estadual da Jovem Advocacia (16/08), abrimos as portas da Ordem para os novos advogados com a interiorização e, de forma mais próxima, foi possível escutar e dar encaminhamento as suas demandas”, afirmou.

Ao lembrar dos pleitos comuns a toda classe, Lamachia lembrou conquistas recentes que impactam diretamente o exercício profissional. “Temos também os desafios que são de toda a nossa classe. Por isso garantimos, na Procuradoria-Geral do Estado, R$ 14 milhões para a advocacia dativa, fizemos uma defesa intransigente das prerrogativas, entregamos novas estruturas e muito mais”, lembrou.

A presidente da CJA da OAB/RS, Bruna Razera, comentou as entregas feitas à advocacia jovem durante a gestão 2022/2024. “Eu já estaria orgulhosa se tivéssemos apenas entregue mais de 100 bolsas de estudo de pós-graduação, planos de saúde para jovens advogados e advogadas, cursos de iniciação e jornadas de capacitação. Mas fizemos muito mais. Por isso, digo que foi um prazer caminhar ao lado de vocês porque, juntos, entregamos o maior programa do Brasil para novos advogados. Um projeto que nasceu das vivências, relatos, dores e angústias que compartilhamos”, destacou, se referindo ao PPP. “Uma realização que nasceu do nosso brilho no olho e da nossa garra e que é uma importante contribuição para as futuras gerações no início da carreira”.

Ao final, Razera avaliou o trabalho da CJA no atual período. “Foi uma gestão de entrega, trabalho e acolhimento que mudou a vida das pessoas. Foi um grande prazer caminhar ao lado de vocês e, hoje, me sinto feliz e realizada porque fui, sou e sempre serei parte da jovem advocacia gaúcha, que é o presente, mas também ajuda a construir o futuro da OAB do Rio Grande do Sul”, finalizou a presidente que, após o triênio a frente da Comissão, deixará o cargo.

Também participaram da abertura o presidente da CAARS, Pedro Alfonsin, a diretora de cursos permanentes da Escola Superior da Advocacia (ESA/RS), Fernanda Corrêa Osório, e a ex-presidente da OAB/RS e medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi da Rocha, que, em seu mandato, foi a responsável por instituir o valor de anuidade reduzido para a jovem advocacia.

Palestra

Durante o IV Colégio, também ocorreu a palestra “IA Além do Hype e sua transformação da advocacia”, do sócio e head de inovação da BetaHauss, Beto Lopes. O palestrante abordou os diversos aspectos do uso de ferramentas de inteligência artificial no dia a dia profissional dos advogados e das advogadas, escutou sobre as dificuldades encontradas pelos operadores do Direito e respondeu dúvidas.

Propostas e definições

Durante a tarde, os representantes das comissões da Jovem Advocacia presentes expuseram temas para serem trabalhados em busca de melhorias no exercício profissional. Ao final do evento, o vice-presidente da CJA, Marcos Pippi, leu a Carta do IV Colégio de Presidentes das Comissões da Jovem Advocacia, com as propostas e encaminhamentos sugeridos. O documento será endereçado ao presidente da Ordem gaúcha com o intuito de gerar avanços no dia a dia de trabalho da advocacia e originar novos projetos para os jovens advogados e advogadas.

04/10/2024 17:07

ESA/RS abre edital para a submissão de artigos da 16ª edição da Revista Eletrônica

04.10.2024

OAB/RS inaugura ampliação da sede de Taquara e homenageia advogados por décadas de dedicação à advocacia gaúcha