Home / Noticias / 30.09.2017 15:11

IV Colégio de Presidentes: OAB/RS orienta que 106 subseções fiscalizem o uso de recursos púbicos nos municípios

30/09/2017 15:11

O papel das subseções, na fiscalização da administração pública, foi um dos temas discutidos, neste sábado (30), no IV Colégio de Presidentes de Subseções. O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, elogiou a atuação da subseção de Montenegro, que, após encontrar irregularidades na gestão do município, pediu o afastamento do então prefeito Luiz Américo Alves Aldana (PSB). “A subseção de Montenegro fez história com o pedido de impeachment contra o prefeito”, avaliou o dirigente da Ordem Gaúcha.

Veja todas as fotos do IV Colégio de Presidentes das Subseções

O presidente da subseção de Montenegro, Sepé Tiarajú Campos, explicou que o envolvimento no caso foi necessário após a constatação de que “uma organização criminosa” havia se apossado dos cofres públicos da cidade. “Diante do clamor popular, decidimos entrar nesta briga. Corremos ao presidente Breier, que nos abriu as portas e nos colocou em contato com o Ministério Público. Após um exaustivo trabalho de investigação, decidimos pedir o impeachment”, justificou.

Em 25 de agosto, a OAB/RS protocolou, na Câmara de Vereadores de Montenegro, o pedido de impeachment do prefeito. O mandato do político foi cassado em 14 de setembro. Campos avaliou que a Ordem cumpriu o seu papel com a sociedade. “A OAB tem um compromisso com a cidadania. Na nossa cidade, estavam esperando a reação que nós tivemos. Hoje, a Ordem tem o respaldo e o respeito da população”, explicou.

O presidente da subseção Montenegro pediu que os dirigentes da Ordem sigam vigilantes: ”Façam este trabalho nas subseções. Fiscalizem a administração pública. Se nos omitirmos, o cidadão é que vai pagar por isso”, alertou. Breier revelou que o trabalho realizado em Montenegro já tem inspirado representantes da OAB em outras regiões do Rio Grande do Sul: “A subseção de Montenegro impulsionou mais três subseções a falarem com a Seccional. São três subseções que querem apresentar o pedido de impeachment”, informou.

30/09/2017 15:11

Honorários e exercício de advocacia foram as pautas de abertura do IV Colégio de Presidentes neste sábado (30)

30.09.2017

Colegiado CEJA/RS: presidentes de CEJAs deliberam futuras ações em prol da jovem advocacia gaúcha