Home / Noticias / 23.06.2017 19:02

“Justiça não é de direita nem de esquerda, simplesmente é nos termos da lei”, declara Lamachia em posse da presidência do TRF4

23/06/2017 19:02

http://bit.ly/2s4ZjYs
image-galeria-0

“Venha da onde vier, moral não tem ideologia, moral tem princípios. Justiça não é algo de direita nem de esquerda, simplesmente ela é nos termos da lei. As regras valem para todos ou não valem para ninguém. Como num jogo de futebol, o juiz não joga, garante o jogo. Se houver parcialidade e descumprimento das regras, o jogo é ilegítimo”, declarou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, em seu discurso durante a posse da nova diretoria do Tribunal Regional da 4ª Região, para o biênio 2017/2019, nesta sexta-feira (23).

Ainda durante a solenidade, Lamachia enfatizou que o cidadão brasileiro vem pagando um alto preço pela a crise moral que o País vem enfrentando, ele creditou à Justiça o resgate da nação: “A população, padecendo dos rigores de uma recessão sem precedentes, com 14 milhões de desempregados, projeta as suas expectativas, justamente, na justiça. Não quer pagar uma conta que não é sua, nem tem a segurança de que, ainda que o faça, os sacrifícios que lhe pedem a dívida serão mesmo honrados”, declarou.

“Só a justiça, a válvula de escape que nos resta, restabelecerá a ordem. Não importa, nesses termos, quais sejam os suspeitos, sobretudo se entre eles está o presidente da República. Quanto mais importante os personagens, mais urgentes e indispensáveis se tornam os esclarecimentos, sob pena, aí sim, da ingovernabilidade”, reiterou.

O presidente nacional ainda afirmou que reconstruir a economia sem sanear a política, e sanear a política sem enquadrar os que nela delinquiram, é não entender nada de economia e nada de política: “Quem não perceber que o novo País está sendo forjado em bases morais mais sadias já está fora da realidade e perdeu a sintonia com a história. Nesse sentido, e sem qualquer favoritismo, digo que esse Tribunal Regional Federal da 4ª Região tem dado testemunho de uma nova mentalidade, que inaugura uma nova era na vida institucional do país. Não tenho dúvidas que prosseguirá nesse rumo”, finalizou.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região terá como novo presidente o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. Em seu discurso de posse, Thompson falou da importância da justiça perante a cidadania: “O povo deve reconhecer, na justiça, o último abrigo para as vítimas da vingança e das perseguições, inclusive das violências do Estado, não se lhe esmorecendo a crença: na força quase divina da justiça, restabelecendo a ordem jurídica que foi rompida; na restauração do direito violado e no restabelecimento das garantias insculpidas na Constituição Federal”, disse.

Também assumiram a vice-presidente, Maria de Fátima Freitas Labarrère, e o corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região, Ricardo Teixeira do Valle Pereira.

Estavam presentes no evento: o senador Lasier Martins; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Tarso Vieira Sanseverino; o governador do estado do Paraná, Beto Richa; o general Antônio Hamilton Martins Mourão, representando o Comando do Exército; o general comandante Militar do Sul, Edson Leal Pujol; o presidente do TRF-2 e desembargador André Ricardo Cruz Fontes; o coronel e presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, Fernando Guerreiro de Lemos; e, representando o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Paulo Roberto Lessa Franz.

João Vitor Pereira

Estagiário de Jornalismo 

 

23/06/2017 19:02



Notícia anterior

III Colégio de Presidentes: subseções deliberam futuras ações em prol da advocacia

23.06.2017
Próxima notícia

III Colégio de Presidentes: OAB/RS divulga deliberações da Carta de Gramado

23.06.2017

Principais notícias

Ver todas