Home / Noticias / 28.03.2014 15:32

Lamachia e Bertoluci participam do ato público da OAB sobre os 50 anos da Ditadura

28/03/2014 15:32

A entidade realiza, nesta segunda-feira (31), o ato público “Para não repetir”, que relembra os 50 anos do golpe militar, ocorrido na mesma data, em 1964.

A OAB realiza, nesta segunda-feira (31), o ato público “Para não repetir”, que relembra os 50 anos do golpe militar, ocorrido na mesma data, em 1964. O encontro terá a presença de autoridades ligadas ao tema e lançamento de livros sobre o período, além da abertura da exposição “A Ditadura no Brasil – 1964/1985. A Verdade da Repressão. A Memória da Resistência”.

O ato público será na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, a partir das 10h, com as presenças do presidente e do vice-presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e Claudio Lamachia; e do presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci.

Na abertura do evento, será lançado o livro “Defesa da Democracia e da Ordem Constitucional”, editado pela Ordem. Também será exibido o vídeo “Raymundo Faoro – Diálogo pela Democracia”, em homenagem ao presidente da Ordem entre 1977 e 1979.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participará do evento, juntamente com outros ministros. Por sua vez, o presidente da Comissão da Anistia, Paulo Abrão, lançará os livros “Advogados em Tempos Difíceis”, “Caravana da Anistia: o Brasil Pede Perdão” e “Livro dos Votos da Comissão de Anistia: Verdade e Reparação aos Perseguidos Políticos no Brasil”.

Durante o ato público “Para não repetir”, o deputado José Mentor lançará o livro “Coragem – Advocacia Criminal nos Anos de Chumbo”. O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, fará exposição sobre os trabalhos do grupo.

“Lembrar para não repetir”

Ao longo de todo o dia 21 de março, a OAB/RS realizou uma extensa programação de debates, palestras, depoimentos e apresentação de filme, que abordaram o período de repressão e a história de resistência à Ditadura.

Na abertura, Bertoluci frisou que é fundamental recordar a história, mesmo que dolorosa, de um dos períodos mais nefastos e nebulosos do País.

Na ocasião, ainda, Lamachia e a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, prestaram uma homenagem póstuma a dois ex-presidentes da seccional: Justino Albuquerque de Vasconcellos e José Mariano de Freitas Beck. Estes profissionais, em nome da liberdade, defenderam com ética e dignidade os advogados e a cidadania durante o período da Ditadura.

Após, o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, foi palestrante. Dando continuidade ao ato público, os participantes ouviram três painelistas, que abordaram os seguintes assuntos: “Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS (Gestão 1984/1985)”, “Advogados Perseguidos” e “Universitários atingidos pela Ditadura”.

Também foi realizada audiência pública da Comissão Estadual da Verdade. Na ocasião, advogados revelaram histórias dos presos políticos no período de repressão. Após os depoimentos, foi exibido o documentário “O dia que durou 21 anos”, dirigido por Camilo Tavares e Flávio Tavares. O filme aborda a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964.

Com informações do CFOAB

Rodney Silva