Home / Noticias / 15.02.2022 20:49

Lamachia enfatiza a importância de ouvir as subseções em Reunião Extraordinária de Presidentes

15/02/2022 20:49

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

"Neste primeiro encontro queremos ouvir os presidentes. Críticas, sugestões, ideias são bem-vindas para construirmos soluções e elaborarmos estratégias a partir da experiência local de cada subseção. A pauta dos nossos encontros será dos presidentes", ressaltou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, ao abrir a reunião extraordinária híbrida, na tarde da terça-feira (15).

O caos da Justiça estadual foi o ponto de convergência entre todas as subseções. Os presidentes relataram que entre as maiores dificuldades enfrentadas pela advocacia gaúcha estão: a falta de servidores, a morosidade dos processos, o atraso no cronograma de digitalização dos processos físicos e a redução do horário de atendimento.

O presidente da OAB/RS reforçou o desafio em relação ao Poder Judiciário estadual: "Há uma prestação jurisdicional absolutamente insuficiente no Rio Grande do Sul. Em nome da advocacia e do cidadão gaúcho precisamos mudar essa realidade, e unidos temos muito mais chances de atingir êxito", sublinhou.

Ações da Ordem gaúcha

Lamachia apresentou aos presidentes das subseções ações que devem ocorrer nos próximos meses. Um dos projetos deve aproximar ainda mais a Ordem gaúcha das subseções. A ideia é que o presidente da OAB/RS passe um dia inteiro em cada uma das 106 subseções. A programação deve incluir reunião com a diretoria local e uma assembleia geral dos advogados com toda estrutura do sistema OAB/RS (CAA/RS, ESA/RS e OABPrev).

O encaminhamento dos itens citados pelos presidentes das 106 subseções estará na pauta do primeiro Colégio de Presidentes, além de servirem de norte para a elaboração de estratégias da gestão.

Também participaram da reunião extraordinária os integrantes da diretoria da OAB/RS: a vice-presidente, Neusa Bastos; o secretário-geral, Gustavo Juchem e a secretária-geral adjunta, Karina Contiero. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Pedro Alfonsin, o conselheiro estadual da OAB/RS, Tiago Kidricki e o conselheiro federal da OAB/ES, Alessandro Rostagno, também se fizeram presentes. A ex-presidente da OAB/RS e Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi, acompanhou a reunião de forma virtual.

15/02/2022 20:49

Lamachia encaminha demandas da subseção de Santo Antônio da Patrulha junto à Corregedoria-Geral do TJRS

15.02.2022

Com firmes compromissos para a advocacia gaúcha, diretoria da OAB/RS é empossada para o triênio 2022/2024