Home / Noticias / 18.01.2022 16:33

Lamachia participa da instalação da Vara Criminal no Foro de Estrela

18/01/2022 16:33

https://bit.ly/32b0g9D
image-galeria-0

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, na manhã desta terça-feira (18), do ato de inauguração da nova Vara Criminal na Comarca de Estrela, na Região dos Vales. A instalação da nova vara é um pleito da OAB/RS desde 2007, em um esforço iniciado pelo presidente da OAB/RS na época e membro honorário vitalício da OAB, Claudio Lamachia, junto à subseção de Estrela.

Leonardo Lamachia ressaltou que a instalação de uma Vara especializada na matéria criminal é uma conquista para toda a advocacia e cidadania da região, que necessita de um fluxo mais ágil de processos na Comarca (que compreende, além da cidade-sede, os municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas e Fazenda Vilanova). “O déficit de servidores e magistrados e a demora no andamento processual são elementos de uma crise que afeta toda a advocacia gaúcha e na Comarca de Estrela não é diferente. Por isso, a Ordem gaúcha abraçou esse pleito, junto à subseção, em 2012. Após isso, os presidentes Marcelo Bertolucci e Ricardo Breier continuaram com essa bandeira para, agora, podermos entregar essa vitória para a advocacia e para a comunidade da região de Estrela”, vibrou.

Reunião por maior efetivo

Após o evento, o presidente Leonardo Lamachia e o presidente da subseção de Estrela, Rafael Godinho, se reuniram com o desembargador Francisco José Moesch, para expor a necessidade de aumentar o número de juízes e servidores nas varas de Estrela e Teutônia.

Godinho saudou o apoio que a diretoria seccional, ao longo dos anos, tem prestado aos advogados e às advogadas locais. “Nos últimos anos, meus antecessores na presidência da subseção procuraram a OAB/RS para pleitear, junto à Corregedoria-Geral da Justiça do TJRS, soluções para desafogar o alto número de processos na Comarca. A instalação de uma vara criminal vem justamente para sanar esse antigo problema e será muito importante”, comentou.

Presenças

Também estiveram presentes no ato de instalação da vara: a ex-presidente da subseção de Lajeado e atual secretária-geral adjunta da CAA/RS, Alessandra Glufke; o ex-presidente da subseção de Estrela, Daniel Horn; o vice-presidente do TRE/RS, desembargador Francisco José Moesch; o 2º vice presidente do TJRS, desembargador Ícaro Osório, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak; os juízes corregedores do TJRS, Luis Antônio Johnson e Taís de Barros; o procurador do município de Estrela, Rodolfo Agostini; o vice-prefeito de Estrela, João Carlos Schafer; a juíza diretora do Foro de Estrela, Caren Letícia Pereira; o representante da Procuradoria-Geral da Justiça, André Costa; a representante da Defensoria Pública, Karine Masieiro; o juiz Rodrigo Bortolini; o comandante regional da Brigada Militar – CRPO Vale do Taquari, coronel João Ailton Iaruchewski; o comandante da BM de Estrela, major Cássio Conzatt; a delegada regional da Polícia Civil, Shana Luft; o delegado de Polícia de Estrela, Humberto Roehrig; e o diretor do presídio Estadual de Lajeado, Ricardo Tessmann.

18/01/2022 16:33



Notícia anterior

OAB/RS promove campanha para arrecadar doações à população de Guaíba e reconstruir Escola Estadual atingida por tornado

18.01.2022
Próxima notícia

Lamachia recebe o vice-presidente da subseção de Ijuí

18.01.2022

Principais notícias

Ver todas