Home / Noticias / 30.03.2022 18:17

Lamachia participa da posse da subseção de Getúlio Vargas e reitera a importância da retomada do horário integral dos tribunais

30/03/2022 18:17

https://bit.ly/3ITlpnS
image-galeria-0

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou na terça-feira (29) da solenidade de posse da subseção de Getúlio Vargas, na região do Planalto. Na oportunidade, a advogada Juliane Lang Piazzeta Giacomazzi foi reconduzida à presidência da entidade para o triênio 2022-2024. Além dela, foram empossados o vice-presidente, Michel Centofante; a secretária-geral, Rosane Fátima Perissinotto; a secretária-geral adjunta, Larissa Salgado Karpinkski de Mattos; e o tesoureiro, Mauro Tadeu Farinon Júnior. Os conselheiros subseccionais também assumiram seus respectivos cargos durante a cerimônia.

Confira mais fotos no Flickr da OAB/RS.

Ao iniciar seu discurso, Lamachia saudou a liderança da presidente da subseção, desejando sucesso no segundo mandato consecutivo à frente da OAB de Getúlio Vargas. “É com muita alegria que venho ao município nesta noite tão importante para todos nós. Gostaria de desejar uma ótima gestão à presidente Juliane, pois tenho conhecimento da sua capacidade e competência para comandar a entidade por mais este período”, disse o presidente da Ordem gaúcha.

Na sequência, Lamachia enfatizou o trabalho da OAB/RS em busca de uma melhor prestação jurisdicional em todo o estado. “Estamos atravessando um período difícil para a advocacia. Mas não por culpa nossa. Pois, como tenho dito, a culpa da morosidade não é, e nunca será, daquele que cumpre prazos. Nesse sentido, o primeiro passo para melhorarmos esta situação é a retomada integral do horário de atendimento dos foros e tribunais, pauta na qual a Ordem gaúcha já vem trabalhando desde o início da nossa gestão”, salientou.

Finalizando seu discurso, o presidente da OAB/RS também lembrou as conquistas alcançadas pela entidade nos últimos anos. “Sobretudo após a gestão de Claudio Lamachia, iniciada em janeiro 2007, a advocacia do Rio Grande do Sul acompanhou diversas conquistas que beneficiaram os advogados e as advogadas tanto a nível estadual quanto a nível nacional”, afirmou. Entre essas conquistas, Lamachia citou o Simples Nacional, a interpretação do artigo 85 do Código de Processo Civil (CPC) e o fim da compensação da verba honorária.

“Presença da OAB/RS representa um suporte para todas as regiões”, diz presidente reeleita

Reconduzida para comandar a subseção, a presidente Juliane iniciou sua manifestação fazendo um balanço da gestão passada. Segundo ela, o foco da diretoria precisou ser alterado devido à pandemia da Covid-19. “Iniciamos o trabalho focados na criação de algumas comissões que até então não existiam na OAB de Getúlio Vargas. Entretanto, com o início da pandemia, nossa prioridade passou a ser a assistência aos advogados atingidos”, contou.

Na sequência, projetando os próximos três anos, a presidente disse que um dos objetivos será a melhora da prestação jurisdicional no município. “Vamos dialogar com Judiciário estadual, especialmente para que possamos ter melhores condições de trabalho, sem a morosidade que tem deixado nossos colegas desatendidos”, afirmou, também citando a retomada do trabalho das comissões como uma das metas para o período.

Por fim, Juliane salientou a importância da aproximação da OAB/RS com as subseções do estado. “A presença da Ordem gaúcha representa um suporte para todas as regiões. O diálogo e o respeito demonstrado pela OAB do Rio Grande do Sul nos dão a certeza de que não estaremos sozinhos nos eventuais momentos de dificuldade”, finalizou.

Viagens pelo estado

Nessa semana, o presidente da OAB/RS está dando continuidade à sua agenda de encontros com a advocacia gaúcha. O roteiro, iniciado na segunda-feira (28), inclui uma visita à subseção de Erechim e a participação nas solenidades de posse das subseções de São José do Ouro, Lajeado e Cruz Alta, além de Getúlio Vargas. Ao todo, Lamachia percorrerá mais de 1,6 mil quilômetros no período.

Presenças

Também acompanharam a solenidade de posse o conselheiro estadual e ex-presidente da subseção de Erechim, Leandro Pogorzelski; a presidente da subseção de Tapejara, Luiza Doring; o ex-presidente da subseção de Tapejara e atual juiz do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Odimar Iaskievicz; o prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo; e o vereador de Getúlio Vargas Dinarte Afonso Tagliari Farias; entre outras autoridades.

30/03/2022 18:17



Notícia anterior

Presidente da OAB/RS ressalta as conquistas da advocacia gaúcha em posse da subseção de São José do Ouro

29.03.2022
Próxima notícia

Lamachia recebe integrantes da Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios

30.03.2022

Principais notícias

Ver todas