Home / Noticias / 11.09.2023 10:31

Lamachia vai ao Vale do Taquari, realiza reunião com subseções da região e define novas ações de apoio aos advogados e advogadas atingidos pelas enchentes

Ordem gaúcha está colocando em prática um pacote de ações completo para auxiliar os colegas. Confira.

11/09/2023 10:31

A OAB/RS não cessou suas ações de apoio aos colegas advogados e advogadas do Vale do Taquari após conseguir a suspensão dos prazos processuais em todo o RS nos 1º e 2º graus dos tribunais até o dia 8 de setembro e iniciar uma campanha de arrecadação solidária.

Durante todo o domingo (10), o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, esteve na região afetada pelas enchentes para prestar o apoio da instituição aos colegas das subseções locais e definir, com os presidentes, as próximas ações da OAB/RS para auxiliar os colegas mais prejudicados neste momento.

Primeiramente, foi realizada uma reunião com a advocacia em Encantado. Na oportunidade, foi pautada a difícil realidade vivida pelos colegas da região no momento. Lamachia pontuou o que já foi feito pela Ordem, bem como os próximos passos da entidade neste tema. “Não vamos deixar nossos colegas desamparados. Recebemos relatos de dezenas de advogadas e advogados que perderam seus escritórios. Diante dessa triste situação, não estamos medindo esforços para auxiliar quem mais precisa, com um pacote completo de ações concretas da OAB/RS”, disse Lamachia.

Entre as novas medidas da OAB/RS estão:

- Pedido de ampliação da suspensão dos prazos processuais no estado (TJRS, TRF4 e TRT4 – 1º e 2° graus) para os(as) advogados(as) atingidos(as);

- Disponibilização de número de telefone exclusivo para a advocacia tirar dúvidas sobre suspensão de prazos – (51) 98218-0017;

- Criação da uma estrutura de trabalho emergencial em Encantado para os colegas do Vale do Taquari com computadores, scanner, internet e espaço para atendimento de clientes;

- Auxílio financeiro para a advocacia do Vale do Taquari da CAARS para os atingidos pelas enchentes (sob condições a serem consultadas);

- Atendimento assistência social da CAARS a partir desta segunda-feira (11) centralizado em Encantado;

- Ofícios ao INSS, PGE-RS e à Receita Federal solicitando suspensão de prazos;

- Suspensão dos prazos internos na OAB/RS;

- Continuidade da campanha de arrecadação e doações (doe aqui).

Ainda durante o domingo, Lamachia também esteve nos municípios de Arroio do Meio e Muçum para acompanhar a situação de diversos colegas atingidos pelas enchentes. A secretária-geral adjunta da CAARS, Alessandra Glufke, acompanhou o presidente nas visitas. Também participaram da reunião em Encantado: o presidente da subseção local, Jorge Calvi; o presidente da subseção de Estrela, Rafael Godinho; o vice-presidente da subseção de Lajeado, Dieres Martins; além de outros advogados e advogadas da região.

Ordem gaúcha atua desde sexta-feira (08) pela ampliação da suspensão

Ainda na sexta-feira (08), após garantir a suspensão dos prazos processuais nas Comarcas do Vale do Taquari até o dia 15 de setembro, a OAB/RS também havia solicitado aos tribunais que fosse considerado um maior período de suspensão para advogados (as) atingidos pelas enchentes. Veja os ofícios enviados pelo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, para as corregedorias: TJRSTRF4 e TRT4

11/09/2023 10:31

Quarta reunião aberta com a advocacia: OAB/RS recebe associações e criminalistas para debater temas de interesse