Home / Noticias / 03.03.2022 18:27

“Mais que um conselho profissional, a OAB/RS é a voz da sociedade”, afirma presidente da OAB/RS em posse da subseção de Palmeira das Missões

03/03/2022 18:27

Iniciando o roteiro de viagens pela região Noroeste do estado, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou da solenidade de posse da diretoria da subseção de Palmeira das Missões na tarde da quinta-feira (03). O advogado Valdecir Valerio Lopes da Silva assumiu a presidência da subseção para o triênio 2022-2024. A cerimônia ocorreu na sede da OAB de Palmeira das Missões e reuniu autoridades e a advocacia local.

Foram empossados ainda a vice-presidente, Dionéia Cristina Caron; o secretário-geral, Tiago Emílio Medeiros; a secretária-geral adjunta, Andréia Lorini; e o tesoureiro, Henrique de Souza Moraes.

Lamachia saudou a gestão de Alisson Massing de Oliveira, presidente em exercício da subseção no último ano. “Parabéns Alisson, mesmo com o curto período de mandato, mostrou dedicação e deu continuidade a ações importantes não só no campo corporativo, mas também com olhar para a cidadania”, referiu.

Com uma saudação especial ao presidente eleito da subseção, Lamachia destacou a liderança do advogado: “Presidente Valdecir, trago o abraço de toda a nossa diretoria, lhe desejando uma gestão profícua. A partir da tua experiência e dedicação com o trabalho de Ordem tenho certeza de que a advocacia de Palmeira das Missões está muito bem representada”, afirmou.

Seguindo sua fala, Lamachia destacou o que chamou de revolução da advocacia gaúcha e brasileira com as importantes conquistas iniciadas em 2007 por Claudio Lamachia, como o fim da compensação da verba honorária; as férias da advocacia estabelecidas no CPC; a contagem dos prazos em dias úteis; o Simples Nacional; a criminalização do desrespeito às prerrogativas; entre outras. O presidente da OAB/RS frisou a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho do irmão: “Na medida em que sinto o peso dessa responsabilidade tenho tentado transformá-lo em energia para conduzir, nos próximos três anos, essa entidade que, em 2022, completará 90 anos de relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade gaúcha. Muito mais que um conselho profissional, a OAB/RS é a voz da sociedade civil”, enfatizou.

Nestes dois primeiros meses de gestão, Lamachia tem trabalhado pela abertura integral da Justiça estadual: “Vamos continuar cobrando a retomada do horário de atendimento integral nos foros e tribunais. São 2,5 milhões de processos físicos, praticamente metade dos processos em tramitação, parados por muito tempo. Há uma prestação jurisdicional absolutamente insuficiente no Rio Grande do Sul e vamos continuar trabalhando para alterar esse quadro”, garantiu.

O ex-presidente da subseção, Alisson Massing de Oliveira, agradeceu as palavras de Lamachia e enfatizou o trabalho desempenhado no último ano: “Nossa gestão foi compartilhada e participativa, marcada pelo diálogo com as instituições do sistema de Justiça, com especial atenção à advocacia local. Desenvolvemos diversos projetos ouvindo as demandas dos colegas e buscando soluções para as dificuldades da advocacia de Palmeira das Missões e região, além de contribuirmos com projetos sociais auxiliando a comunidade”, pontuou.

O presidente eleito da subseção, Valdecir Valerio Lopes da Silva, ressaltou o significado da presença de Lamachia na subseção para a advocacia local: “A presença do presidente da OAB/RS muito nos honra e demonstra a intenção real de aproximação com as subseções de todo o estado. Assumimos o compromisso de união com a advocacia de Palmeira das Missões e juntos vamos lutar pela garantia das prerrogativas, pelos direitos da sociedade e trabalhar para que a Ordem continue sempre representativa”, afirmou.

A secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/RS (CAA/RS), Morgana Bordignon, parabenizou os empossados e ressaltou os benefícios para a advocacia. “A diretoria da CAA/RS parabeniza todos os empossados e se coloca à disposição da advocacia de Palmeira das Missões. A Caixa tem a preocupação de trabalhar pela saúde da advocacia, sempre buscando aprimorar os serviços disponíveis. Sabemos dos momentos difíceis que a pandemia trouxe para nossa classe, por isso inúmeros benefícios foram criados para auxiliar advogados e advogadas que enfrentam dificuldades inclusive para prover seus alimentos”, ressaltou.

Também participaram do evento o ex-presidente da subseção e ex-conselheiro estadual da OAB/RS, Eduardo Nassif Branchie; o ex-presidente da subseção e procurador do município de Palmeira das Missões, Paulo Renato Korsack; o prefeito municipal de Palmeira das Missões, Evandro Luis Massing; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira das Missões, Carlos Arruda; o vereador de Palmeira das Missões, Gabriel Pereira; o diretor do Foro da Comarca de Palmeira das Missões, juiz David de Souza Lopes; o representante da Vara Federal da subseção judiciária de Palmeira das Missões, Rômulo Chaves; e o representante da Vara do Trabalho de Palmeira das Missões, Cleber Eduardo Padilha Vilande.

03/03/2022 18:27

ESA/RS trará debates sobre igualdade de gênero no Mês da Mulher

03.03.2022

“Temos o dever de dar continuidade a um grande projeto”, diz Lamachia durante posse da subseção de Santo Ângelo