Home / Noticias / 04.03.2022 14:58

“Temos o dever de dar continuidade a um grande projeto”, diz Lamachia durante posse da subseção de Santo Ângelo

04/03/2022 14:58

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou na noite da quinta-feira (03) da solenidade de posse da subseção de Santo Ângelo, na região das Missões. Na oportunidade, foram empossados para a gestão 2022-2024: a presidente, Luciana Claudete Meirelles Correa; o vice-presidente, José Ricardo Margutti; a secretária-geral, Lisiane Brum de Almeida; a secretária-geral adjunta, Simone Gass da Silveira; e o tesoureiro, Stefano Heineck Brasil; além dos conselheiros subseccionais.

Ao iniciar seu discurso, Lamachia fez questão de saudar a gestão da ex-presidente Lêda Regina do Nascimento Moraes – primeira mulher a comandar a subseção. “É uma liderança da advocacia gaúcha, muito por conta da sua extrema capacidade. Por isso, Leda foi convidada a compor o Conselho da OAB/RS, representando o município de Santo Ângelo e toda a região das Missões. Receba o nosso abraço e o nosso reconhecimento pelo trabalho à frente da subseção nestes últimos três anos, que foram extremamente difíceis e desafiadores”, lembrou.

A ex-presidente, por sua vez, agradeceu à manifestação de Lamachia e ressaltou o intenso trabalho realizado durante a sua gestão. "A pandemia nos impôs diversas dificuldades, trazendo um período muito desafiador. Entretanto, com muito trabalho e união conseguimos permitir que a advocacia de Santo Ângelo continuasse atuando", disse Lêda, lembrando que o diálogo foi uma das marcas de sua gestão.

Após a saudação à ex-presidente, Lamachia destacou sua convicção no comando da presidente Luciana, desejando sucesso para o próximo triênio. “Tenho absoluta confiança no trabalho que será realizado, com uma gestão muito exitosa que será conduzida a partir da tua capacidade profissional, competência e dedicação”, disse Lamachia, saudando, também, toda a diretoria e os conselheiros empossados.

Seguindo seu discurso, o presidente da Ordem gaúcha destacou a importância da entidade para toda a sociedade gaúcha. “Ao longo desses primeiros dias, entre a campanha e a posse oficial, tenho sentido, sim, uma grande responsabilidade. Não somente pelo sobrenome que carrego, mas também pelo projeto que tenho o dever de dar continuidade e pelo peso institucional desta grande entidade, que é um orgulho dos gaúchos. A OAB/RS é a voz da sociedade civil do Rio Grande do Sul, das suas subseções e dos seus advogados e advogadas”, disse.

“Tenho tentado transformar esta responsabilidade em energia para dar continuidade ao trabalho que tem revolucionado a advocacia gaúcha e brasileira a partir de 2007, num sonho que nasceu em janeiro daquele ano, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS. Para meu orgulho, quem iniciou essa caminhada foi o meu irmão de sangue, Claudio Lamachia”, completou, listando as primeiras conquistas da atual gestão, como a reabertura da Justiça do Trabalho e o lançamento do Plano de Recuperação da Advocacia.

“É uma honra receber cada um de vocês”, diz nova presidente

Em sua primeira manifestação após a posse oficial, a presidente da subseção de Santo Ângelo ressaltou o orgulho de receber diversas autoridades para formalizar o início da gestão. “É uma grande honra receber cada um de vocês em nossa subseção, especialmente considerando que é um encontro depois de dois anos de pandemia. Este ato de hoje celebra o marco de um novo tempo. Um tempo de recomeço, de uma nova forma de viver e de trabalhar. Um tempo de retomada da prestação jurisdicional em sua plenitude”, destacou Luciana.

Por sua vez, a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) da OAB/RS, Morgana Bordignon, parabenizou e desejou uma ótima gestão para a nova diretoria. “É uma honra presenciar momentos felizes como o de hoje. Saibam que a CAA/RS estará sempre à disposição de vocês”, lembrou Morgana.

Presenças

Também participaram da solenidade de posse: os ex-presidentes da subseção de Santo Ângelo, José Olavo Daltroso e Gilberto Kerber; o ex-prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres; a delegada da CAA/RS, Raquel Margutti; o procurador-geral de Santo Ângelo, Leandro Deconti; o juiz diretor do Fórum da Comarca de Santo Ângelo, José Francisco Dias da Costa; o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Osvaldir Ribeiro de Souza; o diretor da Fase de Santo Ângelo, Rodrigo Medeiros; e o comandante da Brigada Militar de Santo Ângelo, major Elísio Vasconcelos; entre outras autoridades.

Mais de 1,3 mil quilômetros em 4 dias

A participação do presidente da Ordem gaúcha na posse da subseção de Santo Ângelo faz parte de uma extensa agenda de visitas para participar das posses de seis subseções, que também inclui os municípios de Palmeira das Missões, Três de Maio, Santa Rosa, Giruá e Ijuí. Além disso, Lamachia participará da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Ao todo, serão 1.373 km percorridos entre os dias 3 e 7 de março, em um roteiro que integra o movimento de aproximação da diretoria da OAB gaúcha com a advocacia de todo o estado.

04/03/2022 14:58

“Mais que um conselho profissional, a OAB/RS é a voz da sociedade”, afirma presidente da OAB/RS em posse da subseção de Palmeira das Missões

03.03.2022

OAB/RS pede suspensão de prazos do Meu INSS e do INSS Digital por instabilidade no sistema