Home / Noticias / 30.03.2023 15:57

Mais trinta alunos e alunas do Projeto Pescar iniciam formação em turmas da ESA/RS e do TRT-4

30/03/2023 15:57

Turma da ESA/RS

Duas novas turmas do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista iniciaram suas aulas no início de março. Com quinze participantes cada uma, os alunos completarão o curso "Iniciação em Serviços Administrativos" até o final do ano, num total de cerca de oitocentas horas-aula. As turmas funcionam no Escola Superior da Advocacia (ESA/RS) da OAB/RS e no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), sob a supervisão dos educadores sociais Valéria Neutzling e André Cintra, respectivamente.

Os conteúdos trabalhados no curso envolvem autoconhecimento e relacionamento interpessoal, postura ética e cidadania na vida pessoal e no ambiente de trabalho, além de conhecimentos sobre contratos e Lei de aprendizagem. São abordadas, ainda, as regras do Projeto e do ambiente profissional, introdução à Administração, à Informática e ao Direito. Comunicação escrita, fala, linguagem corporal e desinibição também integram o conteúdo. As vagas nas turmas são oferecidas a jovens com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. O Projeto Pescar oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre dezesseis e dezenove anos e, desde 2017, o curso já formou 145 alunos.

Turma TRT-4

Além de oferecer aulas em diversos campos do conhecimento como forma de capacitação, o projeto também busca inserir alunas e alunos efetivamente no mercado de trabalho por meio de oportunidades oferecidas por instituições e empresas públicas ou privadas. Caso haja interesse em ofertar uma vaga a um dos alunos(as), basta entrar em contato pelo e-mail [email protected].

A iniciativa também tem contribuído para a inserção dos estudantes em cursos superiores. No início desse ano, três ex-alunas, que participaram do Projeto nos anos de 2020, 2021 e 2022, foram aprovadas no vestibular e ingressaram em cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Federal, campus Rio Grande do Sul. Segundo elas, o Projeto Pescar teve papel decisivo na conquista da vaga no ensino universitário.

Em 2021, o Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista foi finalista do Prêmio Innovare, que contempla projetos de relevância elaborados pelos órgãos do Poder Judiciário. Para conhecer mais sobre a iniciativa, visite a página do Projeto no site do TRT-4.

A iniciativa é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com a ESA/RS, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS), TRT-4, Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS).

30/03/2023 15:57

Anunciado o resultado definitivo da 1ª fase do 37º Exame de Ordem Unificado

30.03.2023

Mulher advogada: diretoria da OAB/RS empossa primeira ouvidora da Mulher da entidade