Home / Noticias / 11.06.2021 12:42

Mediação de conflitos na área do Direito Ambiental foi tema de evento da CEMPR e CDA

11/06/2021 12:42

Um evento conjunto da Comissão de Direito Ambiental (CDA) e da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) da OAB/RS aconteceu na quarta-feira (9). De forma pontual, no mês em que é assinalado como comemorativo em relação ao Meio do Ambiente, o debate aconteceu como forma de estimular os operadores do Direito a analisarem as questões socioambientais a partir de um olhar sistêmico, usando estratégias de mediação de conflitos.

“A Advocacia Colaborativa e a Mediação como propostas reais para solução de controvérsias relacionadas ao Meio Ambiente”. A íntegra do evento pode ser conferida aqui, no canal da OAB/RS no Youtube.

A secretária-geral adjunta e coordenadora-geral das comissões da OAB/RS, Fabiana Barth, ressaltou a importância da colaboração entre as seccionais nos eventos para compartilhar experiências enquanto Sistema: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta, espero que o trabalho que estamos desenvolvendo demonstre o nosso objetivo principal, que é o do aprimoramento da advocacia, a atuação cada vez mais capacitada em todas as áreas e a colaboração com a sociedade, pois a OAB é uma instituição única em nosso ordenamento constitucional”, referiu a diretora na abertura do evento.

A primeira apresentação da noite foi a de Marília Campos Oliveira e Telles, advogada colaborativa e mediadora de conflitos, presidente do conselho do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (IBPC) e docente credenciada pela International Academy of Collaborative Professionals (IACP), que apresentou ferramentas para a área da construção de consenso. Apresentou um cenário de multipartes e ferramentas que trabalham e dialogam juntas. “Posso usar várias ao mesmo tempo, como mediação, negociação, Direito colaborativo, conciliação, mas o objetivo de todas é o da construção de consenso”, definiu. “Nos meios consensuais de resolução de disputas tenho que colocar todo o sistema, referido ou representado, na mesa de representação. Essa visão precisa sempre existir”, confira a fala e a apresentação com este link.

Como debatedora, a presidente da CDA, Marília Longo, ressaltou a necessidade da união de esforços em torno de um tema de tamanha relevância, ainda que diante da falta de preservação do Meio Ambiente não existam muitos motivos para comemorar:  “Eu vejo com muitos bons olhos como a advocacia se prepara, para atualizar de forma especializada, de forma dialogada, para buscar meios alternativos de resolução de conflitos, mas temos que capacitar também os demais interlocutores”, (confira a fala a partir de 1h26min - clicando aqui)

Flávia Scarpinella Bueno, advogada e mediadora, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, membro da Comissão de Advocacia na Mediação e na Conciliação da OAB/SP, falou de algumas formas para buscar essa capacitação. Confira aqui.

A vice-presidente da CEMPR, Grasiela Thomsen Giorgi, ressaltou que a solução harmônica de resolução de conflitos consta, inclusive, na Constituição Federal de 88. A fala dela pode ser acessada aqui.

O presidente da CEMPR, Ricardo Dornelles, fez a apresentação do evento, o encerramento e o panorama geral do webinar. Pode ser conferido aqui.

11/06/2021 12:42

Após intenso trabalho da OAB/RS, está confirmada a publicação do edital para inscrições de advogados dativos para o dia 15 de junho

11.06.2021

Confira as 3 comarcas que retomarão o expediente externo a partir de segunda-feira (14)