Home / Noticias / 20.07.2022 14:53

Mulheres Negras na Educação será tema do IV Seminário Tereza de Benguela

20/07/2022 14:53

Na próxima segunda-feira (25), às 18h, a Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS (CIR) realizará a quarta edição do Seminário Tereza de Benguela. O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, ocorrerá em formato híbrido no auditório do 2º andar da sede da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110) e com transmissão ao vivo pelo canal da Ordem no YouTube. Haverá certificado de participação mediante inscrição prévia através do Portal de Eventos. Clique aqui e se inscreva!

Realizado desde 2019, sempre no dia 25 de julho ou em datas próximas, o Seminário tem a finalidade de homenagear Tereza de Benguela, que viveu no século XVIII, em Mato Grosso, e liderou um quilombo na luta pela liberdade e emancipação das pessoas negras e indígenas no Brasil.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, salienta a importância do tema proposto. “Certamente será uma oportunidade de debate sobre questões de interesse público e social. Parabenizo a comissão pela iniciativa”, acentua Lamachia.

De acordo com a presidente da CIR, Letícia Marques Padilha, o evento é uma ação institucional de combate ao racismo e se objetiva a refletir sobre os desafios e perspectivas para o protagonismo das mulheres negras na educação.

“O tema é de suma importância para a população negra e a sociedade como um todo, visto que discutirá sobre a importância da representatividade no espaço educacional. O público presente será abrilhantado com falas de mulheres negras potentes que se dedicam aos estudos sobre o tema”, explica Padilha.

A programação de palestras abordará a importância da mulher negra na educação, a aplicabilidade das Leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 e a necessidade de representatividade no ambiente educacional. “A expectativa deste IV Seminário é poder demonstrar a importância da mulher negra dentro da sociedade, inspirada na força da líder quilombola Tereza de Benguela que liderou a resistência das comunidades negra e indígena por duas décadas, sendo um símbolo de resistência”, acentua a presidente da CIR.

20/07/2022 14:53

ESA/RS promoverá treinamento sobre INSS Digital

20.07.2022

Lamachia se reúne com o presidente do STJ para tratar do critério do pagamento de honorários de precatórios federais