Home / Noticias / 23.07.2021 13:59

Mulheres Negras nos espaços Decisórios será tema do III Seminário Tereza de Benguela realizado pela CEIR

23/07/2021 13:59

https://bit.ly/3BziqPi

Para dar continuidade às ações institucionais de combate ao racismo, a Comissão Especial da Igualdade Racial (CEIR) da OAB/RS promoverá, no próximo dia 30, às 18h, o III Seminário Tereza de Benguela. O tradicional encontro, que será em formato de webinário, tem como objetivo nesta edição refletir sobre os desafios e perspectivas para o protagonismo das mulheres negras nos espaços decisórios. A transmissão será feita pelo canal oficial da Ordem gaúcha no YouTube.

Realizado desde 2019, sempre no dia 25 de julho ou em datas próximas, o evento tem a finalidade de homenagear Tereza de Benguela, que viveu no século XVIII, em Mato Grosso, e que liderou um quilombo na luta pela liberdade e emancipação das pessoas negras e indígenas no Brasil. Sob sua liderança, o quilombo resistiu à escravidão por duas décadas, até 1770, quando a comunidade foi destruída pelas forças do Estado e sua população morta ou aprisionada.

A presidente da CEIR e coordenadora do seminário, Karla Meura, enfatizou a importância de mais esse encontro, ressaltando a necessidade de um debate permanente sobre as temáticas que envolvem as mulheres negras nos espaços decisórios. “A educação para as relações étnico-raciais no sistema de justiça deve ser um processo continuado. Deste modo, o evento contará com a presença de juristas negras que têm destacada atuação em diversos espaços de nossa sociedade para que outras mulheres se inspirem na certeza de que não estão sozinhas”, disse.

Ainda sobre essa edição webinário, a presidente destacou o momento que será voltado para homenagear as presidentes das Comissões de Igualdade Racial das subseções da OAB/RS. “Entendemos que é indispensável valorizar as lideranças que atuam voluntariamente nas ações institucionais de promoção da igualdade de oportunidades”, salientou.

Por fim, Karla antecipou o que o público deve assistir durante o encontro, que tem três horas de programação prevista. “Os inscritos e as inscritas podem esperar um seminário muito dinâmico, para tratar de um tema de grande relevância para a advocacia, destacando a necessidade de oportunizar a participação efetiva das mulheres negras a fim de possibilitar a sua representatividade em todos os espaços”, pontuou.

As inscrições, que garantem o certificado de participação no evento, podem ser realizadas clicando aqui. A programação completa também pode ser visualizada por este mesmo link. Já para agendar o lembrete do seminário no YouTube, acesse aqui.

23/07/2021 13:59



Notícia anterior

NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE

23.07.2021
Próxima notícia

LGPD aplicada aos setores da saúde será tema de webinário

23.07.2021

Principais notícias

Ver todas