Home / Noticias / 01.06.2022 12:37

No aniversário de 90 anos da OAB Pelotas, Lamachia empossa nova diretoria da subseção

01/06/2022 12:37

O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, participou, no sábado (28), da solenidade de posse da OAB Pelotas, realizada na Bibliotheca Pública Pelotense. Na ocasião, a subseção, que também abrange os municípios de Herval, Arroio Grande e Pedro Osório, comemorou 90 anos de história. Na cerimônia, o advogado Victor de Abreu Gastaud foi conduzido à presidência da entidade para o triênio 2022-2024. Além dele, também foram empossados a vice-presidente, Luciana Blank de Oliveira; a secretária-geral, Elfrida Stigger Vieira Maciel; o secretário-geral adjunto, Marcelo Oliveira de Moura; e a tesoureira, Izaura Virginia Guimarães Oliveira.

Veja mais fotos do evento no Flickr da OAB/RS

Iniciando sua manifestação, o presidente da OAB/RS destacou o aniversário da subseção de Pelotas. “É um dia muito especial para a advocacia de todo o RS, pois esta valorosa subseção completa nove décadas de relevantes serviços prestados à cidadania e à advocacia da região. Parabéns para esta subseção, que sempre honrou a tradição da advocacia gaúcha”, comentou. Além disso, o presidente prestou uma homenagem à conselheira estadual Libia Suzana da Silva Garcia, falecida no último dia 24. “Uma colega de Ordem, que tinha em seu coração a defesa dos direitos humanos, da mulher advogada e da igualdade racial”, lembrou.

Dando continuidade ao discurso, Lamachia salientou o papel da OAB/RS, que atua como voz da sociedade gaúcha. “Em cerca de 150 dias, já realizamos duas relevantes audiências públicas, sobre o fechamento das varas da Justiça do Trabalho e sobre a dívida do RS com a União. Nestas e em outras diversas ocasiões, a Ordem gaúcha mostrou que não é pautada por paixões ideológicas, mas sim pela defesa incansável dos direitos de todos os gaúchos e gaúchas”, disse.

Ao longo do discurso, Lamachia também citou as diversas conquistas obtidas pela OAB/RS de 2007 para cá. Entre elas, a fixação dos honorários de sucumbência em obediência aos critérios estabelecidos pelo Artigo 85 do novo Código de Processo Civil (CPC), em decisão acolhida em março pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por fim, Lamachia saudou o trabalho da ex-presidente da subseção de Pelotas e atual vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Paula Grill, e desejou uma gestão profícua ao novo presidente, o qual classificou como “uma jovem liderança” que “irá honrar a tradição da subseção”.

"Estaremos juntos com a OAB/RS na luta pela advocacia”, diz novo presidente

Em sua primeira manifestação como presidente empossado, Victor Gastaud fez um breve histórico sobre a subseção de Pelotas. Na sequência, o novo presidente destacou a importância da entidade. “É uma data expressiva, onde celebramos os 90 anos de uma das subseções pioneiras no estado”, disse. Em seguida, Gastaud listou alguns dos principais objetivos da gestão para os próximos três anos. “Vamos estar junto com a OAB/RS nas lutas em prol da classe, amparando a nossa advocacia, que foi duramente atingida pela pandemia, e vamos dialogar com todas as entidades da sociedade civil para que tenhamos uma prestação jurisdicional cada vez mais forte em nosso município”, disse.

Transmissão de cargo

Transmitindo o cargo de presidente da subseção, Paula Grill ressaltou os 90 anos da OAB Pelotas. “Hoje é um dia muito especial e de muita emoção. Nestas nove décadas, todas as diretorias contribuíram para o engrandecimento da entidade, deixando um grande legado à advocacia”, disse. A vice-presidente da CAA/RS também saudou o trabalho do presidente Lamachia, “incansável no trabalho de aproximação da OAB/RS com as subseções”, e do presidente Victor, “uma jovem liderança da advocacia do estado”.

Presenças

Também participaram da cerimônia de posse a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Karina Contiero; os conselheiros estaduais Vicente Antonacci e Arícia Rosa dos Santos; os presidentes de subseção Paulo Duarte (Tapes), Márcia Rochinhas (Bagé), Roberta Magalhães (Camaquã), Ary Silva Júnior (Rio Grande) e Cesar Prevedello (Rosário do Sul); a vice-presidente da subseção de Piratini, Eduarda Corral; a secretária-geral da subseção de Camaquã, Karoline Fonseca; e as delegadas da CAA/RS Patrícia Fabres (Pelotas) e Flávia Barros (Rio Grande), os ex-presidentes da subseção de Pelotas, Fábio Scherer de Moura, Celso Luís Afonso Haical, Marco Fernandes e Luís Antônio de Carvalho; o ex-presidente da subseção de Rio Grande Everton Pereira de Mattos e o ex-conselheiro Carlos Alberto Mascarenhas Schild.

Acompanharam a solenidade, ainda: os deputados Daniel Trzeciak (federal) e Luiz Henrique Viana (estadual); a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; o vereador de Pelotas Cristiano Silva; o diretor do Foro de Pelotas, Ricardo Hamilton; o procurador-geral do município, Eduardo Trindade; a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Pelotas, Cacilda Isaacsson; a defensora pública Patrícia Alcântara; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas do RS, Neusa Couto Ledesma; o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Fabrício Cagol; e Wilson Barboza de Oliveira, representando o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); entre outras autoridades.

01/06/2022 12:37

Mais de cinco subseções visitadas e 2.538 km percorridos na última semana marcam semana da OAB/RS

31.05.2022

Confira o resultado definitivo da segunda fase do 34º Exame de Ordem Unificado