Home / Noticias / 08.03.2021 14:29

No Dia Internacional da Mulher, Cléa Carpi é homenageada por representantes da Faculdade de Direito da UFRGS

08/03/2021 14:29

Na manhã desta segunda-feira (08), a ex-presidente da OAB/RS e Conselheira Federal da OAB, Cléa Carpi, foi homenageada durante o evento “Percursos do protagonismo jurídico feminino: reflexões no Dia Internacional da Mulher”, promovido pelo Jurisperita, movimento ligado à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O encontro contempla a programação da 1ª semana da Faculdade de Direito e do PPGD da UFRGS em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Em sua fala, durante a abertura do evento, Cléa compartilhou as conquistas de sua carreira na advocacia e fez questão de levar uma mensagem de esperança a todos os presentes: “A nossa faculdade não é só a ciência jurídica, mas, também, a ciência social; é a ciência do coletivo. Por isso que ela nasceu livre. Outro mundo é possível. Talvez, não tão justo quanto necessário, mas melhor do que o que estamos vivenciando. E cabe a nós a construção desse novo mundo possível, tendo em vista os objetivos de nossa Constituição: uma sociedade justa, livre e solidária.”

Em seguida, a homenagem foi conduzida pela Diretora da Faculdade de Direito da UFRGS, Prof. Dra. Cláudia Lima Marques que, emocionada, ressaltou o pioneirismo de Cléa Carpi, enquanto mulher em cargos de liderança, e a importância da sólida trajetória construída pela advogada na luta em favor do espaço igualitário na Ordem dos Advogados, nos Direitos Humanos e na justiça social. “Esta pioneira construiu uma ponte linda, pela qual estamos todos passando. A Faculdade de Direito e o Centro Acadêmico devem muito a ela, e nós queríamos aqui dizer, sinceramente: muito obrigada.”

A Secretária-geral Adjunta da OAB/RS, Fabiana Barth, também esteve presente à ocasião, representando a diretoria da Ordem gaúcha e, em sua fala, acentuou a notoriedade do trabalho realizado por Cléa Carpi: “Ela é o nosso guia na Ordem. Por todos os feitos que nos propiciou vivenciar com ela, pois quando uma mulher se destaca, todas nós também nos destacamos. Então, fica o agradecimento por tudo que a senhora tem realizado para as carreiras jurídicas.”

Por fim, o evento também contou com a presença da presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), primeira mulher a ocupar o cargo na Corte, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, que esteve à frente do painel, posterior à homenagem, “As mulheres e o sistema de justiça: experiências, conquistas e desafios”.

Para os que desejam rever os depoimentos, a íntegra do evento está disponível no canal da Faculdade de Direito da UFRGS no Youtube.

08/03/2021 14:29

Projeto CES Conexões realiza debates mensais sobre o Direito Médico e da Saúde

05.03.2021

OAB/RS lança campanha de atualização cadastral da advocacia