Home / Noticias / 18.09.2014 18:09

“Nomeação de novos juízes é um avanço na prestação jurisdicional”, destaca Bertoluci em posse no TJRS

18/09/2014 18:09

Para o presidente da OAB/RS, a nomeação de 71 magistrados resultará em melhorias para a advocacia e a cidadania.

A tarde desta quinta-feira (18) marcou mais uma conquista para a advocacia e a cidadania: em resposta ao pleito das subseções da OAB/RS e das comunidades do Interior do Estado, a falta de magistrados será minimizada. Com a presença do presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, 71 novos juízes substitutos assumiram os cargos em solenidade no Plenário do TJRS.

Bertoluci destacou que a Ordem gaúcha, desde 2007, alerta para a necessidade de ampliação dos recursos para investimentos no Judiciário em estrutura e pessoal, buscando alternativas e debatendo a questão. “No Colégio Nacional de Presidentes das OABs, sustentei a importância da readequação da legislação, e a iniciativa da OAB/RS foi aprovada para viabilizar mais recursos e investimentos em pessoal, fundamentada nos conceitos de transparência, fiscalização, planejamento orçamentário e gestão das verbas. O Conselho Federal da OAB acolheu a proposição e estudará nacionalmente o tema”, declarou.

“Há tempos, a OAB gaúcha vem chamando a atenção para o quadro caótico que se encontra o sistema judicial e a necessária nomeação de mais servidores e juízes para minimizar as dificuldades. A posse destes 71 novos juízes resultará em melhorias na prestação jurisdicional. Ganha o advogado, ganha o cidadão”, avaliou Bertoluci.

Assumiram as vagas 41 homens e 30 mulheres, oriundos de 12 estados diferentes: 44 são gaúchos (de 26 cidades), cinco catarinenses, cinco paulistas, quatro mineiros, três cariocas, três paranaenses e os demais naturais do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo e Goiás. Há também um boliviano naturalizado brasileiro.

A cerimônia foi conduzida pelo desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, presidente do TJRS em exercício, com a participação do desembargador José Aquino Flôres de Camargo, governador do Estado em exercício; do procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; do subdefensor público-geral do Estado, Marcelo Dadalt; da desembargadora federal Cleusa Regina Halfen, presidente do TRF4; do desembargador Manuel José Martinez Lucas, 2º vice-presidente do TJRS e coordenador da Comissão de Concurso para Juiz de Direito Substituto do TJRS; do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, João Ricardo Santos Costa; e do presidente da Ajuris, Eugênio Couto Terra.

Os novos magistrados:

Regis Da Silva Conrado