Home / Noticias / 18.09.2014 13:56

OAB/RS e subseção de Vacaria buscam a instalação de mais Varas Federais

18/09/2014 13:56

Na oportunidade, o presidente da OAB local, Otto Junior Barreto, destacou que a estrutura – com competência para causas previdenciárias, ações dos Juizados Especiais Federais (JEFs) e processos de execução fiscal – vem apresentando demanda em excesso.

Designado pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, o chefe de gabinete da presidência, Julio Cesar Caspani, acompanhou, na tarde desta quarta-feira (17), a comitiva da subseção de Vacaria em reunião com o presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose, para requerer junto ao Tribunal a instalação de mais Varas Federais na cidade. O encontro ocorreu na sede do TRF4.

Na oportunidade, a comitiva também apresentou ao Tribunal os resultados da Unidade Avançada de Atendimento (UAA) instalada em maio de 2013.

O presidente da OAB Vacaria, Otto Junior Barreto, considerou proveitoso o saldo da UAA, apontando que, no total, a unidade realizou 400 perícias e teve 250 processos conclusos, entre outras medidas.

Barreto ainda ponderou que a estrutura – com competência para causas previdenciárias, ações dos Juizados Especiais Federais (JEFs) e processos de execução fiscal – vem apresentando demanda em excesso. “Uma Vara Federal se faz necessária no município”, enfatizou o presidente da subseção de Vacaria.

Hirose apontou a pertinência do pedido, afirmando o interesse do Tribunal na interiorização da Justiça Federal. O dirigente afirmou que encaminhará o pedido. “Se há necessidade de mais Varas, é uma confirmação de que o nosso trabalho na Justiça Federal é considerado relevante para a população”.

Também participaram do encontro, o representante da subseção de Vacaria, conselheiro estadual Rafael Gargioni Paim; o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), César Augusto Michel dos Santos; o juiz auxiliar da Presidência do TRF4, Eduardo Tonetto Picarelli; o prefeito de Bom Jesus e presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, Frederico Arcari Becker; e o vereador de Vacaria, Valdecir Francisco Panisson.

Com informações do TRF4

Rafaella Rosar
Estagiária de Jornalismo

18/09/2014 13:56