A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul, por meio da sua Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, vem a público esclarecer à sociedade gaúcha que está circulando, especialmente pelas redes sociais, um vídeo no qual uma senhora, trabalhando como ambulante, vendendo picolés na Orla do Guaíba (ainda que sem a devida autorização Municipal), é abordada de forma truculenta pela Guarda Municipal de Porto Alegre.
Cabe informar que referido fato ocorreu no dia 19 de janeiro de 2019, não possuindo qualquer relação com o momento atual da pandemia e importando destacar que essa Comissão de Direitos Humanos, bem como outras entidades, se mobilizaram para acompanhar, na época, tal situação. Ou seja, não há qualquer contemporaneidade nessa ocorrência, sendo que o vídeo está sendo utilizado por algumas pessoas para criar um ambiente de fake news.
Ressalta-se a importância de que a população seja cuidadosa ao repassar ou descontextualizar notícias e fatos, devendo sempre checar suas fontes, sendo o direito à informação um dos pilares de uma sociedade democrática.
Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul.
11/03/2021 16:25