Home / Noticias / 26.06.2015 19:22

Novo CPC para o Direito do Consumidor é debatido na OAB/RS

26/06/2015 19:22

http://bit.ly/1LLtlVg
image-galeria-0

A palestra, que ocorreu na noite desta quinta-feira (25), na sede da OAB/RS, abordou as questões relacionadas a prazos, o contraditório, e a proteção processual do consumidor, além da solução de conflitos.

“Impactos do novo Código de Processo Civil no Direito do Consumidor”, foi o tema do debate, na noite desta quinta-feira (25), no Auditório Guilherme Schütz Filho, promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RS (CEDC), com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA).

A palestra abordou as questões relacionadas a prazos, o contraditório, e a proteção processual do consumidor, além da solução de conflitos, que ganhou um novo status a partir das alterações do novo CPC. Os palestrantes da noite foram Cristiano Heineck Schmitt, Darci Guimarães Ribeiro, Fernando Rubin e Luis Alberto Reichelt.

O encontro teve a coordenação da presidente da Comissão de Direito do Consumidor (CEDC) da OAB/RS, conselheira seccional Teresa Moesch, que celebrou o aprendizado que o evento proporcionaria, além de lembrar da importância da conscientização em relação ao consumo. “Com certeza, nós aprenderemos muito aqui hoje. Mais importante do que educar a população sobre seus direitos como consumidores, é fazer uma boa política de educação para o consumo”, afirmou.

“A noite de hoje é sobre Processo Civil, mas que será inserida dentro do contexto do consumidor para buscarmos os pontos de contato e as estruturas que irão dar forma à Ação Coletiva Consumerista e como ela poderá trafegar a partir com a vigência efetiva do novo CPC”, declarou Schmitt. Além disso, o integrante da CEDC afirmou que o novo Código ampliará os direitos do consumidor em diversos fatores, como a solução de conflitos.

Para Rubin, “a ideia geral do novo Código de Processo Civil é resolver problemas, não existindo apenas para a satisfação de uma determinada parte, ou do próprio julgador, e sim, para solucionar a demanda trazida pelo próprio cidadão”. Rubin também acrescentou as inovações relacionadas aos prazos dilatórios, que, segundo ele, “serão mais passíveis de prorrogação, em sua maioria”, e à segurança jurídica.
Presenças

Também compuseram a mesa do evento o presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), conselheiro seccional Matheus Ayres Torres; o vice-presidente da Comissão de Seguros e Previdência Complementar (CESPC), Eduardo Rodrigues Silva; o diretor executivo do Procon-RS, Cauê Vieira e o integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor (CONDECON), Claudio Pires Ferreira.

Lucas Pfeuffer
Estagiário de Jornalismo

26/06/2015 19:22



Notícia anterior

OAB/RS prestigia sessão solene dos 80 anos do Tribunal de Contas do Estado

26.06.2015
Próxima notícia

Lamachia participa de cerimônia em alusão aos 25 anos da Agadie

26.06.2015

Principais notícias

Ver todas