Home / Noticias / 10.07.2009 16:34

OAB de Sarandi recebe visita de dirigentes da seccional

10/07/2009 16:34

Além de prestar contas aos advogados, o presidente da OAB/RS e o coordenador das subseções da entidade homenagearam os ex-presidentes da subseção.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, e o coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, visitaram a subseção de Sarandi, nesta sexta-feira (10), ao meio-dia, cumprindo roteiro de interiorização iniciado pela atual gestão em 2007.

“Após tomar posse em janeiro de 2007, no segundo dia de gestão já começamos a interiorização da seccional, visitando a cidade de Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, distante 688km de Porto Alegre”, constatou Lamachia.

Em Sarandi, os dirigentes foram recebidos pelo presidente da OAB local, Marlene Maria Salton, pelo vice-presidente Sergio Antonio Di Domenico, pela secretária-geral Jane Mara Carboni, e pelo tesoureiro Alvadir Antonio Facenda. Também estavam presentes, o juiz Cristiano Azeredo Machado, o defensor público Nilo Sergio Gomes, o delegado de polícia Edson Tadeu Cezindra, e o presidente do Lions Clube, João Roberto Piaia. O evento estava repleto de advogados da região.

Ao saudar os homenageados, Lamachia destacou a emoção do momento, ressaltando a importância da entrega da Medalha Leonado Macedônia para aqueles que efetivamente fizeram da Ordem uma entidade respeitável ao longo de sua história. “Assim que a Medalha Leonardo Macedônia foi aprovada pelo Conselho Seccional, em 2008, a OAB/RS iniciou as homenagens aos ex-presidentes, visitando as cidades do interior”, afirmou.

Receberam a medalha os seguintes ex-dirigentes: João Olimpio de Souza (in memoriam), Luiz Valdemar Albrecht, Claudino Guido Soligo, Almedoro Vencato (jubilado), Jones Zanchet, Jefferson Luis Vacari e Darlei Antonio Fornari.

Após a solenidade, Lamachia ressaltou que a seccional tem que participar efetivamente da vida dos advogados em todas as regiões do estado. Salientou, ainda que, quando a gestão tomou posse, assumiu o compromisso de levar a Ordem para o interior. “Recriamos a Coordenadoria das Subseções, que não existia mais quando assumimos em 2007, oferecendo suporte e apoio ao advogado do interior”, disse.

Ao prestar constas das ações da gestão, o presidente da OAB/RS destacou algumas das ações da entidade nos últimos dois anos e meio, como os repasses sempre em dia para as subseções, a construção de sedes de 14 subseções (que devem ser entregues até o fim deste ano), o investimento nas 260 salas da OAB no interior, a troca de 80% do parque de TI da entidade e a compra da sede própria na Capital. “Com a economia em alugueis, a Ordem gaúcha poderá realizar mais investimentos no interior e construir sedes próprias”, afirmou.

Neste momento, o dirigente da OAB/RS, juntamente com a presidente da subseção, se comprometeram com os advogados, a buscarem a doação de um terreno junto a prefeitura de Sarandi para a construção de um sonho: a sede da Ordem local. “Este é o projeto Nenhuma Subseção Sem Sede”, registrou.

Lamachia ainda conclamou os advogados se engajarem na luta pela aprovação dos projetos de lei de interesse da classe, alguns dos quais propostos pela OAB/RS, que tramitam no Congresso Nacional. O dirigente enfatizou que devido a morosidade a denúncias que envolvem o Senado e o trancamento da pauta de votações por MPs, o PL que trata das férias forenses, proposta pela OAB/RS, está aguardando apreciação. “Em breve poderemos dar mais esta boa notícia para a classe”, afirmou, salientando, ainda, os PLs que vedam a compensação de honorários e o PL 4125/2008, que propõe a inserção de um parágrafo no artigo 178 do CPC, com a seguinte redação: "Parágrafo único: Sendo o prazo igual ou inferior a cinco dias, será contado apenas nos dias de expediente forense".

A ampliação das ações da CAA/RS, por meio da livraria virtual, farmácia e de mais de 3000 convênios, foram relatados por Lamachia, que ainda enfatizou: “A ESA também expandiu seus cursos para o interior, através da Escola Virtual e dos Cursos Telepresenciais”.

Depois de visitar Sarandi, Lamachia e Pellizzer seguiram para Nonoai e Frederico Westphalen, onde também entregam a Medalha Leonardo Macedônia.

10/07/2009 16:34

OAB/RS prestigiou solenidade da 8ª edição do Mérito Satergs

10.07.2009

OAB de Sarandi terá visita do presidente da seccional