Home / Noticias / 28.10.2015 21:11

OAB/RS apoia projeto de revitalização do Largo dos Açorianos

28/10/2015 21:11

Foto: Vanessa Schneider

As obras para a reurbanização da região, em frente à sede da entidade, estão previstas para iniciar em 2016 com conclusão para o final do mesmo ano.

O cenário de um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital gaúcha será modificado muito em breve. O projeto de reurbanização do Largo dos Açorianos foi apresentado, na tarde desta quarta-feira (28), no Salão Nobre do Paço Municipal em Porto Alegre. Representou o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, o chefe de gabinete da presidência, Julio Cesar Caspani.

Desde que o prédio da sede da OAB/RS foi inaugurado na Rua Washington Luiz, 1110, em 2009, em frente ao Largo dos Açorianos, a Ordem gaúcha buscou meios para a melhoria e a limpeza do local. “Sempre colaboramos com esta praça que é patrimônio histórico da Capital. Vamos contribuir com a Prefeitura, neste projeto qualificado e que vai trazer um ambiente mais agradável e transitável para os gaúchos. É uma praça que liga a advocacia à cidadania”, salientou Caspani.

O prefeito da Capital, José Fortunati, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Mauro Moura, explicaram as intervenções que serão realizadas no entorno e na Ponte de Pedra. Segundo Fortunati, a decisão de revitalizar o Largo foi tomada após o lago, sob a ponte, ter sido esvaziado para limpeza. “Assim que o lixo foi removido, os problemas foram identificados e a Prefeitura percebeu a necessidade de revitalizar toda a estrutura da ponte. Tomamos essa decisão que será inovadora e que vai mostrar ainda mais a beleza desse monumento e que, além de tudo, os cidadãos poderão usufruir ainda mais desse espaço”, justificou. “Com a implementação de taludes e escadarias, a população poderá ter passeios com acessibilidade, e poderá usufruir do espaço mais perto do lago”, acrescentou Fortunati.

O projeto que está estimado em cerca de R$ 2,5 milhões terá recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. A Prefeitura deve lançar até dezembro a licitação para revitalizar o local, e as obras estão previstas para iniciar em 2016 com conclusão para o final do mesmo ano.

Ponte de Pedra – Em 1825, no governo do Visconde de São Leopoldo, foi construída uma ponte de madeira para travessia do Arroio Dilúvio, na sua foz junto ao Guaíba. Depois de repetidos danos e reconstruções, essa precária ponte inicial foi substituída por uma ponte de pedra, entregue ao uso da população em 1848. Nos anos 1970, com as modificações urbanas, foi feito um lago para ambientar a antiga ponte. Esse projeto, em conjunto com o monumento, recebeu a denominação de Largo dos Açorianos, em homenagem aos fundadores de Porto Alegre. Conhecido como Ponte de Pedra, esse importante monumento foi tombado como Patrimônio Cultural da cidade em 1979.

Vanessa Schneider
Jornalista - MTB 17.654

28/10/2015 21:11

Ordem gaúcha requer apoio de vereadores para projeto que valoriza advocacia pública