Home / Noticias / 01.10.2021 16:40

OAB/RS apresenta detalhes da eleições on-line em Reunião Extraordinária de Presidentes das Subseções

01/10/2021 16:40

As eleições da OAB/RS, programadas para 22 de novembro de 2021, foram a pauta da Reunião Extraordinária de Presidentes das Subseções. O encontro, realizado de forma híbrida, ocorreu nesta sexta-feira (1º). A diretoria da Ordem gaúcha e alguns presidentes estiveram de forma presencial na sede da entidade, em Porto Alegre. Já a maioria dos dirigentes acompanhou os debates de forma virtual.

A condução da reunião esteve a cargo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. Ele destacou o aumento da responsabilidade de todos os dirigentes da entidade com a chegada das eleições, e que o voto é a manifestação que assegura o ambiente democrático. “Ainda estamos numa pandemia, em que a advocacia foi bastante atingida e prejudicada. Contudo, não paramos de trabalhar um só dia. Isso inclui a busca de alternativas para a realização das eleições de forma segura”, salientou.

Num momento tão emblemático, a Reunião Extraordinária de Presidentes das Subseções teve a presença dos ex-presidentes OAB/RS Fernando Krieg da Fonseca, Cléa Carpi da Rocha, Renato Figueira, Claudio Lamachia e Marcelo Bertolucci. Durante o encontro, com mais de quatro horas de duração, vários presidentes de subseções fizeram questionamentos, compartilharam dúvidas e apresentaram sugestões. “Essa participação ativa faz parte de uma construção coletiva, que tanto enfatizamos e praticamos na OAB/RS”, elogiou Breier.

APRESENTAÇÃO DA VOTAÇÃO ON-LINE

Assim como ocorreu na sessão do Conselho Pleno, o tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag, foi o responsável pela apresentação do trabalho realizado pela Ordem gaúcha. Sonntag destacou que, com este novo formato, deverá ser a maior eleição da história da OAB/RS no número de eleitores.

De acordo com o dirigente, entre as vantagens da votação on-line, estão: acessível por qualquer dispositivo, segurança durante todo o processo, maior conforto aos eleitores, velocidade e confiança na apuração, redução de danos ao meio ambiente e aumento de participação e acessibilidade. “Seguimos na pandemia. Devemos reduzir ao máximo os riscos de aglomeração, pensando na saúde e no bem-estar de todos”, salientou.

A empresa escolhida para realização a eleição é a Webvoto, com sede em Brasília (DF). A empresa já fez mais de 70 eleições web de conselhos profissionais, sindicatos, associações e empresas privadas dos últimos treze anos.  O processo de consultoria envolveu a contratação pela OAB/RS de Giuseppe Dutra Janino. Ele ingressou na Justiça Eleitoral em 1996. Em maio de 2006, assumiu o cargo de secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liderando mais de dez eleições informatizadas.

SEGURANÇA NA VOTAÇÃO

Presente na reunião, Giuseppe detalhou os mecanismos para a segurança on-line. Ele salientou a transparência e eficiência do processo que está sendo adotado pela OAB/RS, repassando tranquilidade aos presidentes de subseções. “Vamos acompanhar todas as etapas para que se tenha um processo com toda a credibilidade e segurança”, salientou Janino.

O CEO da The Perfect Link, Fernando de Pinho Barreira, também acompanhou o encontro e aproveitou para falar sobre o trabalho especializado na auditoria de eleições e fraudes e perícia em diversas áreas. “Temos acompanhando diversas eleições, de diferentes conselhos, associações e entidades, garantindo a segurança de todo o processo”, frisou Barreira, que tem larga experiência como auditor e perito.

SITE

Por fim, a secretária-geral adjunta, Fabiana da Cunha Barth, apresentou e detalhou o site das eleições da Ordem gaúcha, que já está no ar. “É um espaço com muitas informações e será útil para que as mais diferentes dúvidas possam ser esclarecidas pelos colegas”, destacou. Ela também abordou questões da legislação e do posicionamento do Conselho Federal da OAB.

O link do site é https://eleicoes.oabrs.org.br/

01/10/2021 16:40

OAB/RS solicita agilidade na expedição de precatórios

01.10.2021