Home / Noticias / 29.11.2013 19:08

OAB/RS debate futuro da profissão com Comissões do Jovem Advogado de todo Estado

29/11/2013 19:08

http://bit.ly/1eH9A1y
image-galeria-0

No evento foram discutidos temas como prerrogativas, certificação digital, aperfeiçoamento profissional, a ética na advocacia, e a interiorização da Comissão, assim como foi lançado o Manual do Jovem Advogado e a coleção CEJA-BUQUI DIGITAL.

Jovens advogados de todo o Estado participaram do colegiado de presidentes e membros da Comissão, lotando a sala de sessões do Conselho Pleno da OAB/RS, na tarde desta sexta-feira (29).

Saudando os jovens profissionais, o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou a importância do trabalho da Comissão que insere os novos advogados dentro da entidade. “A CEJA tem se destacado pelo seu dinamismo, acolhendo demandas daqueles que ingressam na entidade e as externam ao grande grupo para solução destas temáticas”.

O dirigente apontou ainda o papel de interligação da CEJA com todos os canais de informação da OAB/RS. “Essa comissão tem se preocupado com o efeito multiplicativo com os profissionais que estão no Interior, materializando essas informações em cada subseção, demonstrando assim, que a Ordem gaúcha está de portas abertas aos jovens advogados”, afirmou.

Em sua fala, o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), conselheiro seccional, Canterji enfatizou a importância da parceria entre a Escola e a CEJA para qualificar os profissionais. O diretor também salientou que “mais do que o futuro, os jovens advogados são o presente da OAB/RS”.

O presidente da CEJA, conselheiro seccional Matheus Torres, frisou a importância da Comissão ao acolher os jovens advogados que chegam à OAB/RS, assim como colocou a CEJA da seccional gaúcha como uma das mais atuantes do país. “Temos diversos movimentos realizados, como a interiorização, os Grupos de Estudos, o Manual do Jovem Advogado, todos com o intuito de auxiliar os novos profissionais que ingressam na Ordem gaúcha”, salientou.

“Outro ponto fundamental é o respaldo que temos da instituição e da gestão da seccional gaúcha, pois essa casa sabe valorizar o jovem advogado, tanto que conta em seu Conselho Pleno, com jovens profissionais como conselheiros, e tem o ex-presidente desta Comissão como vice-presidente da Caixa de Assistência”, finalizou Torres.

O vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RS, André Araújo, palestrou aos presidentes e integrantes das CEJAs de todo o Estado sobre o funcionamento e a estrutura do Tribunal. “Convidamos para que todos os jovens advogados sejam integrantes do TED, assim como estamos à disposição para realizar palestras e também participar dos encontros das Comissões em todo o Estado, para esclarecer as dúvidas dos profissionais”, afirmou.

O presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP), conselheiro seccional Eduardo Zaffari, destacou a importância dos jovens advogados terem conhecimento das suas prerrogativas. “Não podemos abrir mão das nossas prerrogativas, pois elas também pertencem aos cidadãos, que são representados pelos advogados na busca de seus direitos. Por isso, a Comissão conta com 110 membros espalhados por todo o Estado, para que possamos atender os profissionais em qualquer recanto do RS”, frisou Zaffari, que também salientou a importância da instalação da Comissão em todas as subseções.

A conselheira federal e ex-presidente da OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha, reforçou a importância do encontro das CEJAs debater não somente temas relacionados à Comissão, mas também tópicos vitais para a classe, como prerrogativas e ética. “Neste momento discutimos o futuro da nossa entidade, pois ele passa necessariamente pelas mãos dos jovens advogados”, finalizou.

Após os painéis, foram tratados temas que abrangem todas as CEJAs do Estado, tais como a interiorização, os cursos de capacitação oferecidos pela ESA, em especial os Grupos de Estudos em parceria com a CEJA, eventos de aperfeiçoamento regionalizados, e também descontos e vantagens para os jovens advogados em início de carreira.

Lançamento do Manual do Jovem Advogado e da coleção CEJA-BUQUI DIGITAL

Ao final do encontro, também foi lançada a terceira edição do Manual do Jovem Advogado, abordando aspectos práticos da advocacia em prol do profissional em início da carreira. Além da versão impressa, o manual também está à disposição de forma digital.

Na cerimônia também ocorreu o lançamento de quatro livros da CEJA-BUQUI DIGITAL, na qual jovens advogados tem a oportunidade de ter a sua primeira experiência como autores de obras jurídicas na forma impressa e digital.

De acordo com Torres “o Manual confeccionado pela seccional gaúcha é um dos mais completos do Brasil, sendo um produto da soma de esforços de diversos advogados que se empenharam em trazer as principais facetas e dificuldades do início de carreira”.

Com relação aos livros digitais, o presidente da CEJA enfatizou a “importância de que os profissionais cada vez mais participem desta iniciativa, sendo uma oportunidade para que muitos advogados em início de carreira já tenham publicações no mercado. Devido ao sucesso dos anos anteriores, também asseguramos a parceria, nos mesmos moldes, para 2014”.

Também estiveram presentes, os presidentes das subseções de Vacaria, Sapiranga e Canoas, Otto Júnior Barreto, Jose Antônio Fernandes, Eugênia Reichert; a vice-presidente da subseção de Lavras do Sul, Marilia Giordani Alves; a presidente da CSI, conselheira seccional Regina Pereira Soares; o conselheiro seccional, Paulo Dariva; o vice-presidente da CEJA, Felipe Ferraro; e o coordenador da Interiorização da CEJA, Antônio Zanette.

Participaram do encontro, as CEJAs de Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Carazinho, Caxias do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Erechim, Farroupilha, Ijuí, Lagoa Vermelha, Lavras do Sul, Marau, Nova Prata, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Rio Grande, Sapiranga, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santiago, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Sobradinho, Vacaria e Veranópolis. 


João Henrique Willrich

Jornalista – MTB 16.715

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

29/11/2013 19:08



Notícia anterior

Decisão do TRE-RS reforça indispensabilidade do advogado

29.11.2013
Próxima notícia

Nota de Falecimento

30.11.2013

Principais notícias

Ver todas