Home / Noticias / 04.06.2012 17:33

OAB/RS debaterá problemas e soluções do sistema prisional em seminário

04/06/2012 17:33

O evento será realizado, nesta quarta-feira (06), no Auditório do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, nº 55, 6º andar).

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, debaterá problemas e soluções do sistema prisional em seminário nesta quarta-feira (06). O evento será realizado no Auditório do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, nº 55, 6º andar). A participação é gratuita e aberta ao público.

Durante todo o dia, serão debatidos temas como os problemas do sistema carcerário e possíveis soluções, possibilidades de contratação de apenados e os benefícios de que sejam reintegrados à sociedade. Ainda, serão discutidas capacitação e dificuldades vivenciadas por apenados e egressos.

Lamachia afirma que o "sistema prisional gaúcho está na UTI. O sistema inteiro apresenta graves problemas, não apenas o Presídio Central". Para o dirigente, é necessário implementar melhorias efetivas e permanentes ao sistema. "Infelizmente, não há gestão penitenciária, nem planejamento. É preciso criar políticas públicas de curto, médio e longo prazo, estabelecendo metas", defende.

O presidente da entidade apontou, ainda, que o modelo prisional atual influencia diretamente na criminalidade, uma vez que as casas prisionais não promovem a ressocialização dos presos. "O preso de um menor potencial ofensivo entra no presídio e cursa essa verdadeira faculdade do crime, saindo de lá pior do que entrou", explicou Lamachia.

Além da OAB/RS, para a apresentação dos assuntos, estarão presentes representantes da Secretaria de Segurança Pública e da Sociologia; Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; CNJ; Defensoria Pública; Ministério Público; Procuradoria-Geral do Estado; Ajuris; Cremers; Crea/RS; Associação dos Monitores e Agentes Penitenciários; Sebrae; Senac; Senai; Federasul; Fiergs; Farsul; Fecomércio; Fundação de Apoio ao egresso do sistema penitenciário; e Instituto Liberty, de Campinas, SP.

Confira a programação:

9h

9h30min
Painel: Sistema prisional – problemas e soluções

Claudio Lamachia – Presidente da OAB/RS

Airton Michels – Secretário de Estado de Segurança Pública

Nilton Leonel Arnecke Maria – Defensor-Público Geral do Estado
Eduardo de Lima Veiga – Procurador-Geral da Justiça do Ministério Público do Estado

Rodrigo Azevedo – Sociólogo

Pio Giovani – Presidente de Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris)

Fernando Matos – Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers)

Flávio Bastos Berneira Júnior – Representante da Associação dos Monitores e Agentes Penitenciários (Amapergs)