Home / Noticias / 02.12.2021 14:49

OAB/RS estabelece parceria com o Instituto Pietro

02/12/2021 14:49

O presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, recebeu, na última quarta-feira (01), o presidente do Instituto Pietro, Beto Albuquerque. O encontro, realizado no gabinete da presidência, teve como pauta a 13ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que ocorre entre os dias 14 e 21 de dezembro.

Durante a reunião, o convidado retratou o panorama da doação no país, assim como apresentou os propósitos do “IPietro”, entidade criada em  2019 pelo ex-parlamentar com o intuito de ajudar os centros transplantadores, os hemocentros, os transplantados e os familiares na luta contra as doenças de medula. Beto convidou a OAB/RS para a se juntar às campanhas de mobilização encampadas pelo Instituto.

Ao ouvir a explanação acerca da proposta, Breier, ciente da representatividade da Ordem gaúcha e da importância social que o assunto confere, colocou a OAB/RS à disposição para trabalhar o tema. “Essa casa não é só da advocacia, mas também de toda a cidadania”, destacou. “Através do papel social da Ordem, o Instituto pode contar conosco. Nós iremos apoiar, sim, essa valorosa luta pela vida”, pontuou.

Beto, por sua vez, agradeceu a Breier pela parceria, bem como enalteceu a relevância de poder contar com a seccional. “É muito importante envolver a Ordem gaúcha em uma causa como essa. O tema precisa ser falado, ser entendido. E a OAB/RS felizmente tem um alcance muito grande”, salientou.

Como e onde doar

Para se tornar apto a doar medula óssea, o interessado deve seguir três passos: ir até um hemocentro; preencher a ficha e o Termo de Consentimento; e coletar 5 ml de amostra de sangue para exame de Histocompatibilidade. Com as etapas concluídas, os dados do doador e o tipo de HLA serão incluídos no REDOME.

O processo pode ser feito em um dos dez hemocentros espalhados pelo estado, listados aqui. Já para saber mais sobre o IPietro, basta acessar as redes sociais da entidade (@InstitutoPietro) ou entrar em contato via e-mail (ipietro@ipietro.com.br) ou pelo telefone (51) 3058-6359.

De acordo com informações divulgadas em julho pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), passa de 5 milhões o número de pessoas devidamente cadastradas no sistema. Deste total, 136.754 doadores foram registrados somente neste ano. Ainda assim, a quantidade de doações de medula óssea caiu 30% de janeiro a julho de 2021 com relação ao mesmo período de 2020, gerando impacto negativo para a causa.

O Instituto Pietro

Com sede na rua Riachuelo, nº 1038, sala 1206, em Porto Alegre, o Instituto Pietro é uma homenagem a Pietro Albuquerque, filho de Beto Albuquerque, que faleceu em 2009, aos 19 anos, vítima de leucemia mieloide aguda. A partir disso, Beto trabalhou no tema doação de medula óssea, sancionando, inclusive, a Lei Pietro (nº 11.930/2009).

Desde a criação, em março de 2019, o Instituto Pietro tem se dedicado a estimular a sociedade para aumentar o número de doadores em todo o território nacional, além de oferecer suporte aos pacientes e familiares e incentivar pesquisas ligadas ao tema. Para tal, o IPietro segue sete preceitos:

1. Captar recursos junto ao setor público e/ou privado para oferecer aos seus assistidos apoio material, moradia, logística e outras necessidades que vierem a ser detectadas durante o tratamento de doenças da medula óssea.

2. Promover o apoio psicossocial aos indivíduos em tratamento e a sua família.

3. Integrar os indivíduos em tratamento a outros programas e ações sociais públicas ou privadas de assistência.

4. Esclarecer, conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a importância do cadastro, da doação, dos tratamentos e do transplante de medula óssea.

5. Oferecer apoio técnico e financeiro para projetos de entidades públicas e privadas, no que diz respeito aos objetivos a que se propõe o Instituto.

6. Apoiar o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de tratamento das doenças da medula óssea.

7. Atuar institucionalmente, junto aos órgãos públicos, entidades públicas e privadas, e participar de atividades, reuniões, fóruns nacionais e internacionais que abordem temas relacionados com os propósitos do Instituto.

02/12/2021 14:49

Evento da CEPI terá palestras sobre Propriedade Intelectual, startups e pequenas empresas

02.12.2021

Grupo de Estudos Direito de Seguros encerra o ano debatendo sobre Seguro Garantia Imobiliário