Home / Noticias / 02.12.2021 13:32

Evento da CEPI terá palestras sobre Propriedade Intelectual, startups e pequenas empresas

02/12/2021 13:32

A Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS (CEPI) realizará um encontro para discutir sua temática relacionada à micro e pequenas empresas. O “XXI Ciclo de Palestras em Propriedade Intelectual: PI e PME - Inovação e Desenvolvimento Econômico” será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, às 18h.

A transmissão será por nosso canal do YouTube e pelo Portal de Eventos, pelo qual será possível a obtenção de certificado de 2h30 horas-aula, porém, apenas para quem se inscrever antes, clicando aqui.

Membro da comissão e um dos organizadores do evento, Carlos Ignacio Schmitt Sant’Anna explica a relevância do encontro. “A importância da propriedade intelectual no segmento das PME´s (pequenas e médias empresas) é enorme, por duplo viés: por se tratar de propriedade intelectual, que atualmente é o novo capital do mundo e, reconhecidamente, um dos fatores que mais determina o crescimento de economias no mundo. O que parece não ser muito notado no Brasil. E é relevante, também, porque as PME´s, no Brasil, constituem a base da pirâmide econômica. Elas respondem, em números de entes, por mais de 80% do número de empresas no país”, comenta ele.

Sant’Anna também será mediador em uma programação que terá palestras que envolvem modelos mais inovadores de negócios, como startups, e ramos que vêm crescendo nos últimos anos, como a indústria de videogames. Ele comenta a expectativa da CEPI. “Esperamos a forte fluência deste empresariado mais específico (startups), pois embora menos amplo do que as PME´s, é um grupo seleto e qualificado, que acaba influenciando nas demais empresas. Nós acreditamos que, ao debater, traremos luz aos temas propostos. Queremos oferecer à advocacia não especializada conhecimentos em propriedade intelectual e PMEs, permitindo melhorar a visão destes profissionais no momento de tomar as decisões certas, tanto para defender seu cliente, como para orientá-lo preventivamente. Quem ganha, no final, é a sociedade, como um todo. E a CEPI quer fazer parte deste cenário como colaboradora deste processo”, afirma.

Programação:

Abertura do evento:

Fabiana Azevedo da Cunha Barth - Secretária-geral adjunta da OAB/RS

Maurício Brum Esteves - Presidente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS

Palestrantes:

Débora Chagas - Head de Startups do Instituto Caldeira

Isabella Pimentel - Conselheira no Escritório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual no Brasil

Mediação:

Carlos Ignacio Schmitt Sant’Anna - Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS

Fernanda Borghetti Cantali - Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS

Palestrantes:

Otávio Brandelli - Assessor especial do Ministro das Relações Exteriores e ex-presidente do INPI