Home / Noticias / 11.05.2012 07:19

OAB/RS inaugura em São Borja mais uma sede de subseção no Interior do Estado

11/05/2012 07:19

Em solenidade que mobilizou a advocacia e a comunidade, foi inaugurada, na noite desta quinta-feira (10), a sede própria da OAB São Borja (Rua 13 de Janeiro, nº 2220, no bairro Piraí). Na ocasião, os presidentes da Ordem gaúcha e local, Claudio Lamachia e Nilton Gabriel Paz Koltermann, juntamente com o prefeito da cidade, Mariovane Gottfried Weis, fizeram o desenlace da fita de inauguração. A Banda Municipal foi responsável por entoar o Hino Nacional.

Nas últimas semanas, a seccional entregou as sedes das subseções de Vacaria e Igrejinha. Nos últimos anos, foram inaugurados os prédios de Marau, Alvorada, Caçapava do Sul, Quaraí, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, São Sebastião do Caí, Santo Augusto, Alegrete, Cruz Alta e Cachoeirinha; além de ter concluído as ampliações das estruturas das subseções de Santa Vitória do Palmar, São Leopoldo e Frederico Westphalen. Ao longo deste ano, ainda, serão inauguradas pela entidade as sedes das OABs de Taquara, Novo Hamburgo, Estrela e Guaíba.

O prédio da OAB São Borja está próximo do Foro, do MP e da futura sede da Justiça do Trabalho. A estrutura possui gabinete para diretoria, sala de atendimento dos advogados, sala de serviços com computadores, sala de reuniões, auditório para palestras e cursos telepresenciais da Escola Superior da Advocacia para 70 pessoas, salão de festas, cozinha e banheiros. Além disso, ainda existe um espaço da CAA/RS para realização de exames de glicose, colesterol, triglicerídeos e aferição de pressão, aplicação de vacinas, formalização de convênios e venda de produtos.

Formaram a mesa, além dos citados, a presidente do TRF4, desembargadora Marga Tessler; o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Roque Feltrin; a juíza-diretora do Foro Estadual, Mônica Marques; representando o MP, promotor de Justiça Fernando Andrade Alves; a diretora do Foro da JF de Santiago e responsável pelo JEFA local, juíza Cristiane Freier Ceron; e representando o Exército, coronel Gervásio. Também estavam presentes o coordenador das subseções da OAB/RS, conselheiro seccional Luiz Eduardo Pellizzer; o conselheiro seccional Imar Cabeleira; e os presidentes das OABs Santa Rosa, Régis Menezes; Cerro Largo, Nestor Scherer; Uruguaiana, Roberto Duro Gick; e São Luiz Gonzaga, Jorge Ênio Pintos dos Santos.

Com o auditório lotado, Koltermann enfatizou a emoção do momento, ressaltando que os advogados estão em festa pela conquista da casa das prerrogativas e da cidadania. "Por meio do repasse de verbas sempre em dia, estamos realizando um anseio antigo da classe na região. Assim, pela primeira vez, a Ordem tem uma estrutura própria em São Borja para a defesa dos pleitos da advocacia e da sociedade. Nunca imaginei que poderia um dia estar inaugurando esta sede", afirmou.

Em sua fala, a juíza do Foro Estadual destacou a importância da sede da OAB para a consolidação da Justiça, pois o advogado é elemento fundamental neste processo em prol dos direitos do cidadão. "Aqui em São Borja, existe uma simbiose de propósitos entre a Ordem, o Judiciário e o MP, com o diálogo permanente. O compromisso constitucional de defesa do Estado Democrático de Direito é desempenhado pelo advogado e por sua entidade", enfatizou Mônica.

O prefeito Weis citou que a OAB assume papel de importância nos principais assuntos da cidade, sendo protagonista em prol da sociedade. "A casa da advocacia é também da cidadania. Por isso, ressaltamos a insistência e a obstinação pela inauguração desta sede. Como presidente da Famurs, destaco que a Ordem é uma parceira em lutas comuns", lembrou.

Ao discursar, Lamachia saudou as palavras das autoridades, "o que demonstra a harmonia e o trabalho conjunto com a advocacia, assim como acontece nos demais Tribunais". Segundo ele, a OAB é mais que uma entidade de classe, pois além dos compromissos de defesa das prerrogativas e da fiscalização profissional, tem papel fundamental no campo social, dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito, e faz tudo isso sem receber recursos públicos, pois sobrevive das anuidades dos advogados. "Essa sede em São Borja é um exemplo de que a sociedade pode contar com a Ordem para seus anseios. Parabéns a diretoria da subseção pela garra e determinação em inaugurar mais essa casa da advocacia no Interior do Estado", ressaltou.

Após, foi realizado jantar de confraternização.

11/05/2012 07:19

Presidente da OAB/RS assina ato de instalação do JEFA de São Borja