Home / Noticias / 14.05.2012 17:58

OAB/RS inaugura memorial da entidade

14/05/2012 17:58

O centro de pesquisa fica localizado em imóvel de propriedade do IARGS, locado pela Ordem gaúcha, situado na Avenida Borges de Medeiros, 1133 – sobreloja, centro de Porto Alegre.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral, inaugurou na tarde desta segunda-feira (14), o memorial da Ordem gaúcha. A iniciativa é em alusão aos 80 anos da entidade, comemorados em 11 de abril deste ano.

O centro de pesquisa reúne documentos, jornais, entrevistas, atas, fotos históricas, entre outros para consulta e conhecimento dos interessados.

Conforme Lamachia "esse é um momento muito importante para a entidade, pois quem não respeita a sua história, não a tem".

Sulamita destacou que "estamos disponibilizando para consulta todo o acervo da OAB/RS, para todos os interessados, pois os documentos que estão aqui, não fazem parte só da história da entidade, mas também de toda a sociedade rio-grandense".

A organizadora do memorial, historiadora Sandra Brancato afirmou que "o intuito deste local é que ele sirva de referência para acadêmicos de Direito, historiadores, pesquisadores, estudantes e curiosos".

O acervo do memorial da OAB/RS está organizado em 12 séries: caixas das Comissões; caixas de inscrição na Ordem; caixas diversas; caixas eleições/cargos OAB; caixas eleições diretas para presidência da República; arquivo histórico fotográfico; caixas das atas do Conselho da Ordem; caixas correspondências da Ordem; caixas da ESA; arquivo de notícias sobre a OAB/RS; pastas de jornais e revistas; fundo Leonardo Macedônia Franco e Sousa.

O memorial fica localizado em imóvel de propriedade do IARGS, locado pela Ordem gaúcha, situado na Avenida Borges de Medeiros, 1133 – sobreloja, centro de Porto Alegre.

O horário de funcionamento do memorial é das 9h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os interessados em conhecer e fazer suas consultas nos acervos do centro de pesquisa devem agendar a visita pelo telefone: (51) 3085-1897.

Estiveram presentes no evento: o conselheiro federal Luiz Carlos Levenzon; o presidente da Caixa de Assistência da OAB/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães; a coordenadora do Departamento Cultural e conselheira seccional Regina Guimarães.

14/05/2012 17:58

Ordem gaúcha instala e empossa Comissão Especial de Defesa e Promoção do Direito Fundamental à Educação

14.05.2012

Ordem gaúcha recebe visita do novo defensor público-geral do Estado