Home / Noticias / 28.09.2010 23:21

OAB/RS integra fórum promovido pelo Cremers para discutir segurança nos postos de saúde da Capital

28/09/2010 23:21

Foto: Guilherme Castelli - OAB/RS

Participaram, também, do evento, realizado nesta terça-feira (29), integrantes da Brigada Militar.

A OAB/RS participou, na noite desta terça-feira (28), do Fórum Segurança nos Postos de Saúde, pomovido pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers). Para o debate, foram convidados, além de médicos, integrantes da Secretaria Estadual de Segurança, por meio da Brigada Militar. Pela Ordem gaúcha, participaram o presidente, Claudio Lamachia, e o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH), conselheiro seccional Ricardo Breier.

Lamachia lembrou a recente conquista que resultou da integração entre OAB/RS e entidades – a decisão de reabertura do Hospital Independência com 100% dos leitos SUS e do Luterano com 60%. Conforme dirigente, que considerou o fato histórico, a união da sociedade civil demonstra a força da cidadania.

O dirigente salientou o engajamento de ações conjuntas na busca de soluções e apontou o combate à violência como uma causa a ser defendida por todos os setores da sociedade. “O canal de diálogo aberto através deste evento tende a trazer benefícios, pois segue um modelo que é justamente o de aproximar os interessados e responsáveis em temas de extremo relevo”, afirmou.

Para o presidente do Cremers, Fernanto Mattos, a situação enfrentada pelos médicos exige reflexão imediata da sociedade e autoridades. O fórum foi motivado por crime ocorrido em julho, quando uma médica foi baleada dentro de posto de saúde na Zona Norte de Porto Alegre.

O comandante do Policiamento da Capital, coronel Antero Batista, apresentou os responsáveis pelas respectivas regiões e destacou a importância de os membros da BM conhecerem aqueles que trabalham ou moram nos bairros. Segundo ele, tal proximidade se demonstra eficiente no combate e prevenção dos crimes.

Conforme Breier, o descumprimento aos direitos humanos acontece, além do impedimento de exercício da profissão com segurança, por parte dos médicos, na falta de prestação de acesso adequado à saúde. Ele defende que é necessário mudar a postura de aceitar a ausência do Estado, cobrando medidas imediatas para diminuir a violência.

Segundo o assessor jurídico do Cremers, Jorge Perrone de Oliveira, o exercício da Medicina pressupõe local adequado, com segurança e condições mínimas de dignidade, sendo função do Conselho fiscalizar os mesmos, assim como a atuação dos profissionais inscritos em seus quadros. O evento foi direcionado exclusivamente para convidados e médicos.

28/09/2010 23:21

OAB/RS presente na outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao juiz Rinez da Trindade

28.09.2010

Lamachia recebe presidente da OAB Blumenau (SC)