Home / Noticias / 28.09.2010 22:24

OAB/RS presente na outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao juiz Rinez da Trindade

28/09/2010 22:24

Foto: Lívia Stumpf - Câmara Municipal da Capital
Sessão solene foi realizada, na noite desta terça-feira (28), na Câmara Municipal da Capital.

Designado pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, prestigiou a outorga do título de cidadão de Porto Alegre ao juiz-assessor da presidência do TJRS, Rinez da Trindade. A sessão solene foi realizada, na noite desta terça-feira (28), na Câmara Municipal da Capital. Lamachia esteve presente ao início da cerimômia, mas devido a um compromisso de agenda não pode permanecer.

O homenageado destacou que “o século retrasado foi do Executivo, o passado do Legislativo, e este é do Judiciário”, em citação do italiano Norberto Bobbio, no início de seu agradecimento. “Talvez por isso haja tantas polêmicas atualmente envolvendo o Judiciário”, completou.

Trindade disse acreditar que as pessoas buscam o Judiciário por aquilo que não é contemplado pelos outros poderes e lembrou que atualmente o Rio Grande do Sul é citado como o melhor do Brasil: “é fruto da competência de nossos juizes e desembargadores”. Destacou também a importância desse poder na sociedade - “é imensa, e isso não é fácil, pois é um prestador de serviços” - e as dificuldades enfrentadas, tanto por parte de magistrados como por servidores - “sofremos a pressão e lutamos com dificuldades para atender a população”. Afirmou ainda ser significativo receber o título de Cidadão de Porto Alegre a partir de proposta do vereador João Bosco Vaz: “o esporte é a grande saída para a nossa juventude”.

A distinção foi conferida por solicitação do vereador João Bosco Vaz. Também estavam presentes, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente da Câmara, Nelcir Tessaro; o secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Elói Guimarães; o presidente do TJRS, desembargador Léo Lima; o juiz-presidente do TJM, Geraldo Anastácio Brandenburski; o presidente do TRF4, desembargador Vilson Darós; e o presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Carlos Alberto Pippi da Mota. Também estava presente o chefe de gabinete da presidência da Ordem gaúcha, Júlio Cezar Caspani.

Homenageado

Rinez da Trindade nasceu em 1958, em Lajeado, e graduou-se em Direito pelo Curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ingressou no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, no cargo de juiz de Direito, e exerceu, em Porto Alegre, vários cargos, entre os quais diretor do Foro Central e juiz das Execuções Criminais. Foi e é diretor da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) em vários departamentos, e ainda atuou como professor de Direito e adquiriu o título de mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Santa Maria.

Da redação do Jornal da Ordem com informações da Câmara Municipal da Capital

28/09/2010 22:24

Diretor do Foro Central apresenta a Lamachia projeto da Sala da OAB no novo Foro Cível da Capital

28.09.2010