OAB/RS manifesta apoio à Medida Provisória que reorganiza carreiras da Polícia Federal
28/10/2014 11:37
Um dos itens previstos pela MP 657/14 é a participação da OAB nos concursos para delegado da Polícia Federal, com objetivo de garantir a lisura do certame em todas as suas fases.
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, recebeu na tarde desta segunda-feira (27) o superintendente da Polícia Federal, Sandro Caron, no gabinete da presidência. No encontro, foi solicitado o apoio da Ordem gaúcha para a aprovação da MP 657/14, que reorganiza as carreiras da PF.
Conforme Caron, um dos itens previstos na MP é o ingresso da OAB nos concursos para delegado da Polícia Federal, com objetivo de garantir a lisura do certame em todas as suas fases. Outra modificação proposta na MP é a exigência de três anos de atividade jurídica ou policial para ocupar o cargo de delegado da Polícia Federal. A MP altera a Lei 9.266/96, que regulamenta a carreira da Polícia Federal.
“Existe uma parceria muito grande da PF com a Ordem. É muito importante receber esse apoio porque a OAB é um órgão muito ouvido pela sociedade”, afirmou o superintendente.
Bertoluci declarou que, seguindo entendimento do CFOAB, é interesse da entidade que a MP seja aprovada, pois ao exigir ainda mais experiência para o ingresso no cargo de delegado de Polícia Federal, a MP fortalece e dignifica não apenas a função, mas também a instituição da Polícia Federal.
“Esta medida valoriza e fortalece a Polícia Federal, órgão de suma importância para nossa República. A participação da OAB em todas as fases do concurso garantirá sua legalidade, como, de resto, ocorre em concursos destinados ao ingresso nas carreiras da Magistratura, do Ministério Público e da Advocacia Pública”, assegurou o dirigente.
Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717
28/10/2014 11:37