Home / Noticias / 12.06.2018 15:00

OAB/RS participa da inauguração de nova sede da Justiça Federal em Santa Maria

12/06/2018 15:00

O vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, participou da solenidade de inauguração da nova sede da Justiça Federal em Santa Maria (RS). O evento ocorreu na quinta-feira (7) e contou com a presença de diversas autoridades, também marcou a denominação do Foro em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Maximiliano Pereira dos Santos.

A nova sede da instituição representa um incremento na acessibilidade para cidadãos, advogados, juízes, servidores e todos aqueles que, até então, precisavam se deslocar por três prédios distintos. A evolução da estrutura e o crescimento da demanda foram lembrados pelo diretor do Foro da subseção em exercício, juiz federal Jorge Luiz Ledur Brito, que contou, em seu discurso, um pouco da história da instituição no município.

Conduzindo a cerimônia, o desembargador federal Thompson Flores, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, chamou a atenção para as relevantes contribuições do ministro Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, que assinou, junto com o então presidente da República, o Código Civil de 1916. “Foi deputado, ministro da Justiça, advogado, consultor-geral da República, procurador-geral da República”, enumerou.  “Era um homem notável”, elogiou, fazendo referência, ainda, a uma série de obras jurídicas de autoria de Carlos Maximiliano. “Hoje nós estamos homenageando esse grande jurista, que passou muitos anos de sua vida nesta cidade”, concluiu.

Antes do descerramento das duas placas alusivas ao momento solene, Fernando Maximiliano Neto, bisneto do homenageado, também proferiu algumas palavras. Agradecendo a todos os magistrados e servidores que contribuíram para a concretização do novo Foro, Maximiliano Neto afirmou que seu bisavô escolheu Santa Maria como sua cidade do coração. Segundo ele, foi no município que o jurista iniciou sua carreira como advogado e escreveu sua obra mais conhecida, “Hermenêutica e aplicação do Direito”.

Sobre a nova sede

Situado na Alameda Santiago do Chile, nº 140, o novo prédio-sede da JF tem sete pavimentos com amplas condições de acessibilidade. No andar térreo, o público terá acesso direto a vários serviços, a começar pela recepção, que dispõe de área de espera com brinquedoteca. Também neste piso, estão a Central de Atendimento ao Público (CAP), o centro de conciliações, duas salas de perícias médicas, Central de Mandados, duas salas de videoaudiência e o Juizado Federal Integrado.

No segundo andar, ficarão as salas da OAB, espaços multiuso e um local especialmente preparado para audiências com réu preso. Os demais andares comportam as demais varas federais, com seus gabinetes, secretarias, atendimento e salas de audiências. Todos os pavimentos são servidos por elevador e contam com sanitários adaptados, sinalização visual e tátil.

Com informações da assessoria de imprensa da JFRS

12/06/2018 15:00

O II Congresso Internacional de Mediação abordou a Mediação na França e no Ensino Jurídico do Brasil na manhã desta terça-feira

12.06.2018