Home / Noticias / 05.11.2014 14:15

OAB/RS participa de ato que marca o Dia Nacional de Mobilização da Advocacia Pública Federal

05/11/2014 14:15

A mobilização, realizada nesta quarta-feira (05), em frente à ALRS, reuniu advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional, além de procuradores Federais e membros da Advocacia-Geral da União.

A OAB/RS, por meio da Comissão de Advocacia Pública da entidade (CAP), participou, nesta quarta-feira (05), do ato promovido por advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional, procuradores Federais, membros da Advocacia-Geral da União (AGU) e Associação dos procuradores do Estado (APERGS) contra a atual situação de abandono e sucateamento da Advocacia Pública Federal. O evento ocorreu em frente à Assembleia Legislativa do Estado.

O movimento marca o Dia Nacional de Mobilização da Advocacia Pública Federal e visa chamar atenção das autoridades e da sociedade para as carências de estrutura e de pessoal e também para o descaso apresentado pelo Poder Público Federal com a crescente disparidade salarial entre as carreiras da Advocacia Pública Federal e demais carreiras jurídicas do Estado.

A presidente da CAP, Cristiane Nery, destacou que a mobilização realizada em todos os Estados reafirma as dificuldades encontradas pela classe. “A atual estrutura organizacional e a falta de valorização da carreira de estado na Advocacia Federal ameaçam a dignidade dos profissionais e também comprometem a capacidade institucional do Estado”, declarou.

De acordo com o procurador federal Felipe Machado, o movimento busca o fortalecimento da gestão pública por meio da aprovação da proposta de emenda à Constituição 82, que trata da autonomia administrativa, orçamentária, financeira e técnica da Advocacia Pública.

Rafaella Rosar
Estagiária de Jornalismo

05/11/2014 14:15

Advogados públicos realizam mobilização nesta quarta-feira (05)