Home / Noticias / 19.10.2015 12:10

OAB/RS participa de celebração de implantação do Processo Judicial Eletrônico

19/10/2015 12:10

http://bit.ly/1QM6gnX
image-galeria-0

A solenidade, realizada na última sexta-feira (16) no Foro Trabalhista de Gramado, celebrou a finalização da implantação do PJe nas unidades judiciárias do Estado.

Na última sexta-feira (16), a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, representou o presidente da entidade, Marcelo Bertoluci, na solenidade de implantação do Processo Judicial Eletrônico. A cerimônia foi realizada no Foro Trabalhista da comarca de Gramado, onde foi concluído o cronograma de instalação do Pje-JT iniciado há três anos.

Maria Cristina se pronunciou durante a cerimônia destacando a importância de os operadores do Direito terem sido ouvidos ao longo do desenvolvimento do Pje-JT, podendo expor suas necessidades como usuários. A secretária-geral adjunta também afirmou que o processo eletrônico é uma ferramenta em contínuo desenvolvimento para auxiliar juízes, advogados e servidores a proporcionarem Justiça, sempre tendo, como princípio, o Direito do Trabalho, o Processo do Trabalho e a CLT.

A presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen, agradeceu a todos que, de alguma forma, colaboraram para a implantação do sistema. “O longo caminho que nos conduziu a esta cerimônia foi embalado por essa premissa, por esse espírito, que acredito fortemente deva ser mantido para o futuro, pois pudemos presenciar diariamente sua transformação em realidade: a do processo eletrônico implantado em 100% da Justiça do Trabalho gaúcha”, ressaltou.

Antes do evento o vice-presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI), Miguel Ramos, ministrou palestra sobre o funcionamento do Pje-JT. Durante a palestra explicou sobre o funcionamento e esclareceu dúvidas em relação ao sistema de processo eletrônico do TRT4.

Processo Judicial Eletrônico

A implantação do Processo Judicial Eletrônico foi iniciada na 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, em setembro de 2012. Além de eliminar o uso do papel, o Pje-JT agiliza a tramitação dos processos trabalhistas. Conforme estatísticas do TRT gaúcho, um processo físico tem levado, em média, 392 dias para ser julgado no Estado. Uma ação no PJe-JT, por sua vez, está sendo solucionada em 192 dias, em média, prazo 51% menor.

Presenças

Também estavam presentes no evento: presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Antônio José de Barros Levenhagen; ministro do TST Hugo Carlos Scheuermann; presidente da Subseção Presidente da Subseção da OAB nos municípios de Gramado e Canela, Ariel Stopassola; entre outras autoridades políticas, jurídicas e convidados.

 

Com informações TRT4

Mariane Freitas
Estagiária de Jornalismo

19/10/2015 12:10



Notícia anterior

Oito fatos que movimentaram a semana da OAB/RS

19.10.2015
Próxima notícia

OAB/RS segue com mobilização contra projeto das RPVs nesta terça-feira (20)

19.10.2015

Principais notícias

Ver todas