Home / Noticias / 03.06.2015 10:16

OAB/RS participa de evento em homenagem aos 50 anos da 7ª Vara do Trabalho

03/06/2015 10:16

Celebração contou com pronunciamentos de magistrados e da secretária-geral adjunta da Ordem gaúcha, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira.

Representando o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, a secretária-geral adjunta da entidade, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, participou de evento comemorativo aos 50 anos da instalação da 7ª Vara do Trabalho (VT), em Porto Alegre. A homenagem aconteceu na própria unidade, na noite de terça-feira (02), sediada na Justiça do Trabalho na Capital.

Maria Cristina foi a primeira a se manifestar no púlpito. Ela agradeceu aos presentes e relembrou histórias vividas na 7ª VT. Ao citar nomes de pessoas já falecidas e que ajudaram a construir esta história cinquentenária, a dirigente reconheceu ser importante voltar ao passado e valorizar o esforço de todos os envolvidos. “Muitas vezes não temos tempo de agradecer, então, deixo aqui meu muito obrigado”, finalizou.

Em seguida, foi a vez do juiz titular da 7ª VT, André Ibaños Pereira, se pronunciar. Ele recuperou a história da unidade, que até 1999 era conhecida como 7ª Junta de Conciliação e Julgamento, e afirmou que tem sobre seus ombros uma grande responsabilidade em estar à frente do órgão. Pereira também agradeceu à militância combativa dos advogados gaúchos e à presença de Maria Cristina, que, segundo ele, representa muito bem a classe.

Na sequência, recebeu a palavra o ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ronaldo José Lopes Leal, um dos primeiros presidentes da história da 7ª VT. Leal se disse muito feliz por estar ali e por ver muitos juízes jovens atualmente. Sobre a oportunidade de falar ao público durante a homenagem, o ex-ministro do TST considerou como “um prêmio” para sua carreira.

O último pronunciamento foi feito pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargadora Cleusa Regina Halfen, que também recuperou a história do órgão. Cleusa agradeceu todos os responsáveis pela construção e pelo desenvolvimento da 7ª VT e lembrou, em especial, do ex-juiz Lenir Heinen, falecido em 2013, cuja lembrança emocionou a esposa Lídia e a filha Madalena ali presentes.

Após sua fala, Cleusa e Pereira descerraram placa comemorativa ao cinquentenário da instalação em Porto Alegre. Como última atividade, a desembargadora Rosane Serafini Casa Nova prestou homenagem ao servidor Vitor Schleder de Borba, que trabalha no órgão há 20 anos.

Alysson Mainieri
Jornalista - MTE 17.860

03/06/2015 10:16

Projeto de lei sobre a terceirização é tema de debate na OAB/RS