Home / Noticias / 03.06.2015 10:06

Projeto de lei sobre a terceirização é tema de debate na OAB/RS

03/06/2015 10:06

Durante o encontro, o economista Igor Morais apresentou dados estatísticos sobre o tema, e a desembargadora Valdete Severo analisou aspectos jurídicos.

“Terceirização: fenômeno sóciojurídico. Avanço ou retrocesso” foi o tema do debate, na noite da terça-feira (02), no Auditório Guilherme Schütz Filho, promovido pela Comissão de Direito Sindical (CEDSIND) da OAB/RS, com o apoio da Escola Superior de Advocacia. A discussão abordou os aspectos jurídicos e econômicos do projeto de lei que trata a terceirização, sob análise dos palestrantes: o economista Igor Morais, presidente da Fundação de Economia e Estatística, e a diretora da Fundação Escola da Magistratura do Trabalho/RS, juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Valdete Severo.

O encontro teve a coordenação da secretária-geral adjunta da OAB/RS e presidente da CEDSIND, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira. Segundo ela, o tema é assunto “palpitante” na sociedade: “Para o debate, procuramos colocar o ponto e contraponto do tema, com dois palestrantes de maior gabarito em suas respectivas áreas”.

Para o economista Igor Morais, a terceirização é de importante discussão. “Conseguimos realmente avaliar os aspectos da terceirização?”, questionou Morais. “O debate é enriquecedor e deve ser feito mais vezes. Há um casamento entre o Direito e a Economia nos Estados Unidos e na Inglaterra, pois há aspectos do Direito que a gente trata na Economia e vice-versa. Minha proposta é trazer mais pontos de interrogação do que respostas”, explicou.

A magistrada Valdete Severo elogiou a iniciativa da OAB/RS. “Gostei muito do convite. O tema tem essa necessidade de aprofundar a discussão para analisarmos a terceirização no sentido mais amplo no quadro político e seus efeitos”, frisou.

Presenças:

Também estavam presentes o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; a presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Halfen; a presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), Silvia Lopes Burmeister; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul (Satergs), conselheiro seccional Gustavo Juchem; o vice-presidente da Associação de Advogados Trabalhistas Gaúchos (Agetra), Denis Einloft; e o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marizar de Melo.

Caroline Tatsch
Jornalista