Home / Noticias / 02.06.2015 18:09

OAB/RS prestigia solenidade de posse de desembargador no TRT4

02/06/2015 18:09

João Batista Matos Danda foi promovido pelo critério de merecimento e ocupará a vaga da desembargadora Maria Helena Mallmann, hoje ministra do TST.

Representando o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, a secretária-geral adjunta da entidade, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, participou da solenidade de posse, no TRT4, do desembargador João Batista de Matos Danda. O evento ocorreu, na manhã desta terça-feira (02) no Salão Nobre da Presidência da Corte, em Porto Alegre.

O desembargador ocupará a vaga em aberto desde a nomeação da então desembargadora Maria Helena Mallmann ao cargo de ministra do TST. O magistrado, que vinha atuando como juiz convocado da 10ª Turma do TRT4 e na Seção Especializada em Execuções, é membro da Corte desde 1990, tendo sido, ainda, servidor anos antes. Ele foi promovido pelo critério de merecimento.

Coordenando os trabalhos, a presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen, pontuou a trajetória do magistrado na Justiça do Trabalho e na advocacia, onde atuou durante o início da sua carreira. Ela ainda salientou que espera que “o trabalho do magistrado siga sendo reconhecido”.

Compondo a mesa, a secretária-geral adjunta da Ordem gaúcha destacou que, além das já reconhecidas qualidades de Danda, os efeitos sempre são positivos na ocupação das vagas no Judiciário. “É fundamental a ocupação de cargos para melhorar a prestação jurisdicional. Isto não traz benefícios apenas ao advogado, traz para toda a cidadania”, ressaltou Maria Cristina.

Diferentes atuações na Corte

O empossado, em seu discurso, mencionou toda sua carreira desde a formação acadêmica, ressaltando o aprendizado adquirido por ter sido servidor, advogado, juiz e agora desembargador da Justiça do Trabalho gaúcha: “a experiência de viver vários papéis me ensinou a ser tolerante e a me colocar no lugar dos outros”. Ele comentou, ainda, que o relacionamento com os advogados “sempre foi cordial”.

Presenças

Compusera, também, a mesa da solenidade de posse a vice-corregedora do TRT4, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, e o procurador chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Fabiano Holz Beserra.

Vítor Rosa
Assistente de Jornalismo

02/06/2015 18:09

Ordem gaúcha e TCE/RS projetam ação para difundir a Lei de Acesso à Informação