Home / Noticias / 13.12.2013 18:47

OAB/RS participa de solenidade na Assembleia Legislativa em homenagem ao Tiro de Laço

13/12/2013 18:47

No ato, realizado na tarde desta quinta-feira (12), o tradicional esporte do Rio Grande do Sul teve sua história reverenciada.

O vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, participou de Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que homenageou o Tiro de Laço. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (12), no plenário do parlamento gaúcho.

Durante o ato, deputados e representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realizaram homenagens e registraram a história do esporte tradicional no Rio Grande do Sul.

Ainda foi apresentada proposta que tem como objetivo formalizar em lei que o Tiro de Laço é uma manifestação cultural em forma de esporte, que simula a prática de laçar o gado. Ao mesmo tempo, vincula sua prática ao uso obrigatório da indumentária típica gaúcha, composta no mínimo de bombacha, camisa com gola e botões, lenço, guaiaca, chapéu e botas. Pellizzer, que também é patrão do Piquete da OAB/RS, manifestou o apoio da entidade para o projeto de lei do Tiro de Laço.

Também participaram do evento, os deputados Edson Brum, Ronaldo Santini, Ciro Simoni, Lucas Redecker, Daniel Bordignon, Cassiá Carpes, Paulo Odone e Ernani Polo.

Antes do Grande Expediente, em cerimônia no salão Júlio de Castilhos, o deputado Giovani Feltes entregou troféu em homenagem aos pioneiros do Tiro de Laço. Receberam o prêmio: Eroni Santos da Costa, filha de Alfredo José dos Santos (em memória), Lúcia Marques de Lemos nora de Sezefredo Bernardino de Lemos (em memória), José dos Santos Pacheco, filho de Clecius Paganella Pacheco; Ederson Augusto Ghelen Kuze, representando a família e no lugar de José de Lemos Pacheco (em memória), o patrão do Piquete Tio Ruy, Edson da Luz Melo, em memória de Ruy Amarante; Paulo Roberto Guerreiro da Luz, representando a família e no lugar de Gomercindo da Luz e Honório Luz (em memória), e Irineu Nery da Luz.

Com informações da ALRS

Vítor Rosa
Estagiário de Jornalismo

13/12/2013 18:47