Home / Noticias / 05.03.2015 11:15

OAB/RS participará de ação do Dia Internacional da Mulher neste domingo (08)

05/03/2015 11:15

http://bit.ly/18TOteE

Bertoluci participará de atividades de divulgação da campanha “Semana pela Paz em Casa”, no Parque da Redenção, das 10h às 14h.

A Ordem gaúcha, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), participará da “Semana pela Paz em Casa”, que ocorrerá de 08 a 13 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é promovida pelo STF com apoio da OAB/RS e do TJRS.

Ao longo do período, serão realizadas atividades, tais como ação externa no Parque da Redenção com a orientação à comunidade sobre as questões de violência doméstica; divulgação da campanha nos jogos da dupla GRE-NAL; instalação do Juizado de Violência Doméstica nas Comarcas de São Leopoldo, Pelotas e Rio Grande; além de ações junto às escolas orientando sobre violência doméstica.

Neste domingo (08), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, participará de ação de divulgação da campanha, com distribuição de material, atendimento e orientações, no Parque da Redenção, das 10h às 14h.

A presidente da CMA, conselheira seccional Delma Ibias, que também estará presente do evento, frisou que é fundamental que toda a cidadania debata a violência contra a mulher, até mesmo como uma maneira de prevenção e combate. “O Rio Grande do Sul é o Estado que mais registra casos de agressões. É necessário que deixemos essa violência como parte do nosso passado para construir um futuro em que essa brutalidade seja extinta”, apontou.

Semana da Justiça pela Paz em Casa

No RS, instituições e entidades ligadas ao combate à violência doméstica estão engajadas no evento proposto pela ministra Carmem Lúcia, do STF, que mobilizou os tribunais do país para resolução de casos de violência doméstica. No RS, apoiam a causa, realizando atividades conjuntas: OAB/RS, AJURIS, Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Tribunal de Justiça, Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, Secretaria da Educação, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Direitos Humanos/Secretaria Adjunta da Mulher, Departamento de Direitos Humanos/SSP e Comissão de Direitos Humanos/PGE.

Programação

7/3 – Divulgação no jogo entre Grêmio e Caxias, na Arena.

8/3 – Ação de divulgação da campanha, com distribuição de material, atendimento e orientações, com participação das entidades que apoiam o projeto.
Local: Parque Farroupilha (Redenção) - das 10h às 14h.

9/3 - Solenidade de lançamento da Justiça pela Paz em Casa com apresentação de dados referentes à violência doméstica no RS.
Local: Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça - às 9h
- Inauguração da Sala de Espera Especial Para Mulheres Vítimas, do 1º Juizado Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – 14h30;
- Início Projeto Borboleta, do 1º Juizado Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher;
- Início da iluminação da fachada do prédio do Palácio da Justiça, com a cor verde, alusiva à Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.

10/3 - Instalação do Juizado da Violência Doméstica na Comarca de São Leopoldo, às 9h30min.

11/3 - Instalação do Juizado da Violência Doméstica nas Comarcas de Rio Grande e Pelotas, às 14h e 16h, respectivamente;
- Divulgação no jogo entre Internacional e Aimoré, no Estádio Beira-Rio.

12/3 - Julgamento pelo Tribunal do Júri de tentativa de feminicídio, realizada em 2013.
O réu Jair Cardoso Pinto é acusado de golpear a esposa Josiane Rubira da Rosa, com uma facada na axila.
A partir das 9h, no Foro Central da Capital – Rua Márcio Veras Vidor, nº 10(Proc. 21300757459);
- Palestra na Escola Estadual de Ensino Médio José do Patrocínio, no bairro Restinga.

13/3 - Tribunal do Júri julgará o caso de Luana Chiaratto de Lima, jovem morta na Estrada das Furnas, em Porto Alegre, no ano de 2009.
A ré Andréia Cristina Bassani de Vargas será julgada pelo crime.
A partir das 9h, no Foro Central da Capital – Rua Márcio Veras Vidor, nº 10(Proc. 21101125762);
- Palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Villa Lobos, na Lomba do Pinheiro;
- Encerramento da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, às 19h.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

05/03/2015 11:15



Notícia anterior

Bertoluci vai à Assembleia Legislativa debater sobre recursos para saúde

04.03.2015
Próxima notícia

Acesse a versão online da OAB Revista

05.03.2015

Principais notícias

Ver todas