Home / Noticias / 30.04.2008 14:23

OAB/RS presente em debate sobre preconceito e exclusão

30/04/2008 14:23

http://bit.ly/NFgb2n
Raquel Sander-OAB/RS
Raquel Sander-OAB/RS

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, fez a mediação do debate “Preconceito e Exclusão: o ódio às minorias: anti-semitismo, racismo, xenofobia, e a Lei Brasileira”, promovido pela Organização Judaica Internacional B’nai B’rith, na noite desta terça-feira (29), na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Os debatedores foram o secretário-geral adjunto da OAB nacional, Alberto Zacharias Toron, e o presidente da Sociedade Psicanalítica Internacional, Claudio Eizirik.

Estiveram presentes os conselheiros federais Cléa Carpi da Rocha (também secretária-geral da OAB nacional) e Luiz Carlos Levenzon, o ex-vice-presidente da OAB/RS Jarbas Castelo Branco, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles, o advogado Walter Nagelstein, o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), padre Tarcísio Rech, e o diretor-executivo da Federação Israelita do RS, Alberto Poziomyck.

Lamachia abriu o evento, destacando ter certeza de que o debate seria uma lição de cidadania e que a Ordem gaúcha é parceira deste tipo de iniciativa.

Alberto Zacharias Toron falou sobre os aspectos legais do combate ao preconceito e ao racismo. “Apesar das garantias que a Constituição nos dá contra as práticas racistas, a luta contra esses atos é constante”, salientou.

Claudio Eizirik falou sobre o problema no âmbito psicanalítico, ressaltando que “não podemos nos deixar levar por essa autodefesa que é o silêncio acerca dos fatos ocorridos durante o Holocausto, temos que enfrentá-los".

Luiz Carlos Levenzon manifestou-se, destacando a importância de eventos como o em andamento, “para não deixar que fatos como os da II Guerra Mundial se repitam”.

Lamachia concluiu o debate frisando que o combate ao racismo e ao preconceito “é um desfio do presente que nós, OAB/RS, tomamos a frente, e damos os braços a todos que querem construir uma sociedade mais justa”. O dirigente destacou também, neste sentido, o lançamento no Rio Grande do Sul da campanha “Brasil Contra a Violência”, de iniciativa de todas as Seccionais da Ordem no país, e que quer buscar soluções para diminuir a “ascensão do crime” que vem sendo verificada nos últimos tempos, na manhã desta terça-feira.

30/04/2008 14:23



Notícia anterior

OAB/RS quer ‘combate eficaz’ à criminalidade

30.04.2008
Próxima notícia

OAB/RS atualiza biblioteca e adquire novos livros

30.04.2008

Principais notícias

Ver todas