Home / Noticias / 16.04.2009 15:41

OAB/RS presente em homenagem à Fundação Rotary Internacional

16/04/2009 15:41

Vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Estevão Maciel, prestigiou o evento que aconteceu no Plenário 20 de Setembro, na Assembleia Legislativa.

O vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Estevão Maciel, participou, na tarde desta quinta-feira (16), da homenagem aos 104 anos da Fundação Rotary Internacional, aos 91 anos do Rotary na América Latina e os 81 anos do Rotary Distrito 4680 do Rio Grande do Sul, proposta pelo deputado Alceu Moreira (PMDB), no Plenário 20 de setembro, na Assembleia Legislativa.

Na ocasião, estiveram presentes o governador do Rotary Internacional – Distrito 4680, Tirone Lemos Michelin, o grão-mestre do Grande Oriente, José Aristides Firmino, a presidente da Casa da Amizade, Thereza Schimitt, o representante da Apae de Porto Alegre, Mario Acilling, entre outras autoridades.

O Rotary foi fundado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três amigos (um negociante de carvão, um engenheiro de minas e um alfaiate), com o objetivo de reunir comerciantes, profissionais liberais e outros em um clube onde os relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizades pessoais. Atualmente, a entidade conta com 1,2 milhão de sócios em mais de 300 países que trabalham com o lema "Dar de si mesmo antes de pensar em si".

Rotary no Brasil

O Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios. Duas convenções internacionais já foram realizadas no Brasil: uma em 1948, no Rio de Janeiro, e outra na cidade de São Paulo, em 1981.
No Rio Grande do Sul, o Rotary estruturou um programa de mutirão social, inclusão e  desenvolvimento; alfabetização, profissionalização; nutrição, saneamento, recursos hídricos, saúde e combate à mortalidade infantil.

Com informações da Assembleia Legislativa

16/04/2009 15:41