Home / Noticias / 29.10.2021 13:45

OAB/RS prestigia abertura do XIX Congresso de Direito Tributário em Questão

29/10/2021 13:45

Foto: Evelyn Berndt - OAB/RS

Representando a Ordem gaúcha, a secretária-geral adjunta, Fabiana da Cunha Barth, participou da abertura do XIX Congresso de Direito Tributário em Questão - edição 2021, organizado pela Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT). Durante o evento, o professor e ex-conselheiro seccional da OAB/RS, Ígor Danilevicz, foi homenageado. A abertura do Congresso ocorreu na noite da quinta-feira (28).

Confira a íntegra da cerimônia de abertura aqui.

Fabiana destacou a importância da FESDT e das temáticas que aborda: “Estou muito feliz em participar de mais uma edição do Congresso de Direito Tributário em Questão. A FESDT é uma entidade relevante para a sociedade gaúcha e necessária nos debates relacionados ao Direito Tributário, debates estes que interessam à cidadania”, frisou.

A diretora parabenizou, ainda, o homenageado da noite: “É uma imensa honra estar aqui, representando a nossa seccional, para essa homenagem ao brilhante professor Ígor Danilevicz. Tivemos a oportunidade de travar grandes debates na área de Direito Tributário junto ao colegiado da OAB/RS. Receba o abraço de toda a advocacia gaúcha neste dia especial”, destacou.

O presidente da FESDT, Fábio Raimundi, falou sobre os desafios da pandemia e ressaltou que em 2020 não houve edição do Congresso: “Após um ano, retomamos o nosso tradicional congresso, seguindo todos os protocolos de segurança que o momento ainda exige.  Os temas serão desenvolvidos de forma on-line, mas isso não afeta o compromisso de levar ao nosso público o discurso acadêmico, o equilíbrio de opiniões e o alto nível de debates para o desenvolvimento da ciência do Direito Tributário”, destacou.

Na homenagem ao professor Ígor, Raimundi destacou a trajetória e a contribuição do professor para o Direito Tributário: “O professor Ígor possui uma vasta produção acadêmica, além de todo legado significativo para a área, sendo um dos instituidores da FESDT. Colocou o Rio Grande do Sul no centro do debate do Direito Tributário nacional e, hoje, dedica-se a essa profissão tão nobre que é ensinar, nos passando uma lição de coragem e resiliência”, apontou.

O homenageado da noite agradeceu as palavras de carinho de todos e creditou sua trajetória ao apoio da família. Danilevicz finalizou falando sobre o início da FESDT: “O primeiro curso de especialização em Direito Tributário surgiu com essa ideia de estimular o pensamento crítico, reflexivo, ancorado na análise dos fatos e nas normas jurídicas”, concluiu.

A programação do XIX Congresso de Direito Tributário em Questão segue nesta sexta-feira (29). Saiba mais aqui.

Também compareceram ao evento: o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes; o presidente do Tribunal Federal da 4ª Região, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira; o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o subsecretário adjunto da Receita Estadual do RS, Eduardo Jaeger; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, Francisco Moesch; a secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello; a procuradora do município de Porto Alegre e diretora de atividades culturais da ESA/RS, Cristiane da Costa Nery; o presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB/RS, Rafael Korff Wagner; e a presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB/RS, Teresa Moesch.

29/10/2021 13:45

29.10.2021

Grupo de Estudos da ESA/RS realizará painel para discutir Seguro de Responsabilidade Civil

29.10.2021